publicidade

Governo de SP autoriza que times passem por testes e exames antes da volta aos treinos

O Governo de São Paulo autorizou os clubes da Série A-1 do Campeonato Paulista a realizar testes para o novo coronavírus em jogadores e outros profissionais antes da retomada dos treinamentos. A informação foi anunciada hoje pelo chefe do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Carlos Carvalho, em entrevista coletiva.



LEIA TAMBÉM: MP muda transmissões no futebol. Como ficam Libertadores e Sulamericana?

De acordo com Carvalho, os testes foram um pedido dos clubes após reunião com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e com representantes do Centro de Contingência do Coronavírus. Os exames devem ocorrer ao longo da próxima semana, antecedendo uma retomada também de avaliações físicas dos elencos.

"Ocorreu uma discussão por parte da Federação Paulista de Futebol com os clubes, com os departamentos médicos dos clubes e com o comitê de saúde do Centro de Contigências. Eles apresentaram um aprimoramento do protocolo que incluía uma solicitação para, entre esse período entre 22 e 30 de junho, se iniciassem os testes de pesquisa PCR para o vírus, e pesquisa sorológica para caracterizar na população de todo o staff que vier a ser participante dessa fase de treinamentos, para que essas pessoas pudessem ser testadas a partir de agora", disse Carvalho.

"Eles também apresentaram um projeto de individualização dos treinos, principalmente na parte de avaliação dos atletas. Esses atletas precisam ser avaliados, porque estão há cerca de 90 dias sem realizar preparo físico. Esses testes são fundamentais para que o departamento de fisiologia dos clubes faça o preparo, o condicionamento físico desses atletas. Os clubes vão se organizar nesse período para realizar os testes, avaliar os atletas, iniciar o preparo físico, para poder, a partir de 1º de julho, iniciar o treinamento", completou.

Anteontem, em comunicado oficial, a FPF se mostrou surpresa com a informação de que os treinos dos times da Série A-1 do Campeonato Paulista poderiam ser retomados em 1º de julho.

"O anúncio, com o distante reinício das atividades, causou estranheza, já que o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos preza, em primeiro lugar, pela saúde de todos envolvidos", disse a entidade na nota. "Assim, os profissionais do futebol, que dependem de seu condicionamento físico para exercer suas atividades, seguem impedidos de trabalhar, sem que haja uma explicação plausível e científica."

Inicialmente, uma reunião virtual com representantes dos 16 times da primeira divisão estadual havia sido marcada para a tarde de ontem. No entanto, a discussão foi adiada, segundo a própria FPF, "para que haja tempo hábil de análise técnica do Protocolo de Segurança definido pelo Governo do Estado para a retomada dos treinamentos".

Hoje, segundo Carlos Carvalho, os clubes pediram e estão autorizados para realizar as avaliações individuais. "Neste momento, o que eles solicitaram — e obviamente pode ser feito, de maneira isolada, individualizada — é o exame de cada atleta, para saber sua condição. São os testes para saber se têm, não têm ou tiveram covid-19. Essa foi a autorização para os clubes profissionais da Série A-1", explicou.



LEIA TAMBÉM: TREINOS LIBERADOS HOJE! Ceni volta 2021? Rojas, MAC x Casares, Kaká no SPFC? Hudson, Muricy, Walce

São Paulo, governo, testes, covid-19

VEJA TAMBÉM
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 0 1

Comentários (2)

se depender desse governador doriana comunista não vai ser liberado, ele é avaliado um dos piores governadores do Brasil

19/06/2020 15:45:44 Jardel Almeida

Vergonha para o mundo e o Brasil ja era para ter a vacina e acabar com essa maldição no Brasil.Vergonha só quer fazer teste.A vacina ñ pode ser para o ano q vem a vacina tem q ser já

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.