Se você é um dos que grita por aí "Fora Leco" e reza pela renovação política do SPFC, vou pedir que acompanhe meu raciocínio até o fim. Vivemos mais um momento claro de oportunismo político no Conselho acontecendo e é preciso analisar situações isoladamente pra entender uma teia de conexões e aproveitam das opiniões chamadas de "massa de manobra": vamos começar pelas declarações do diretor de futebol, Raí, que pode custar seu cargo.
O Raí cumpre hoje quarentena na casa dele e atendeu ao convite do repórter do GloboEsporte para uma entrevista sobre a postura do SPFC em relação à possibilidade de retorno dos treinamento caso a FPF liberasse mesmo com o aumento de número de mortes diárias pelo novo coronavírus.
Durante a entrevista, o repórter lembrou que Raí é irmão de Sócrates, ídolo já falecido do Corinthians que teve forte atuação política em âmbito nacional nos anos 80 nas lutas pelas "diretas já" e também mudou o rumo da história política do Corinthians e foi um dos criadores do movimento Democracia Corinthians e até fez parte das discussões iniciais do Clube dos 13.
Inserido neste contexto, o repórter perguntou a opinião de Raí sobre as medidas do governo Jair Bolsonaro em relação ao combate à pandemia, a demora em tomar decisões que auxiliassem, inclusive, o retorno do futebol e o cenário de guerra política instaurado entre governadores x presidente.
A frase inicial da resposta do diretor foi "quero começar dizendo que opino sim, mas não falo como diretor de futebol do SPFC neste momento..."
Municiado e bem fundamentado de números e informações, Raí expressou-se negativamente contra Bolsonaro, o governo, a política, a forma como o combate está sendo conduzido e, principalmente, o fato do presidente ser contra a quarentena mas não criar meios de torná-la menos danosa à economia.
A discussão AO VIVO entre Caio Ribeiro que disse "só tem que falar de esporte" e Casagrande que disse que é "antidemocrático" não permitir que Raí tenha uma voz sendo quem é, trouxe mais intensidade.
Aqui entre o oportunismo do Conselho Deliberativo no São Paulo mais uma vez.
Pra quem não sabe, a família de Caio Ribeiro é associada e alguns compõem parte do Conselho e exercem influência em alguns grupos. "O Raí é uma pessoa pública e tem todo o direito de expressar suas opiniões. Agora, não pode, quando está exercendo um cargo no São Paulo e, questionado sobre condutas do futebol, como diretor assalariado, fazer críticas ao governo. O estatuto do clube não permite manifestação política", disse o pai do Caio à folha de SP, Conselheiro Dorival Decoussau.
O primeiro erro da declaração citada trata-se de uma realidade entre a maioria dos Conselheiros que não conhecem o próprio Estatuto do SPFC mas adoram falar sobre ele. O texto do "Estatuto e Regime Interno" não fala ABSOLUTAMENTE NADA sobre um diretor executivo contratado manifestar opinião política/religiosa/afins - erro de gestão que não trouxe este tópico e agora não sabe como lidar com este tipo de crise - apenas fala sobre associados não poderem exercer este tipo de opinião nas dependências do clubes, somente.
O SPFC não tem um Código de Conduta para os profissionais que impossibilite Raí de opinar, em sua casa, uma situação política. A ausência do Código de Conduta faz com que o Estatuto torne-se o texto-base nessa discussão e, de novo, não tornaria cabível sequer advertência ao Raí, muito menos demissão. Então surge a dúvida: por que discutir a demissão do Raí agora? Se não for uma manifestação política contra a opinião do diretor, o que mais seria?
Quero lembrar que Dorival Decoussau já havia pedido a saída de Raí ao presidente Leco em Fevereiro do ano passado em ofício assinado pelo seu grupo e entregue em mãos ao presidente quando o diretor completava apenas 1 ano de função e trabalhado apenas uma temporada e uma janela de transferência - levando em conta que a janela 17/18 foi costurada ainda por Víncius Pinotti e entregue em andamento para Raí.
Em tempo: o ex-presidente Lula apimentou twittando em apoio ao Raí relembrando o sangue de Sócrates e os conselheiros piraram com a manifestação pública, criaram um requerimento e tentam colher assinaturas para ocasionar a demissão do Raí. De novo, estão contra o diretor Raí ou contra sua opiniões políticas?
Se você é como eu e sonha com a renovação política do São Paulo, vou te dizer uma coisa: é preciso enxergar além dos detalhes. Passo um: o manifesto dos jogadores que no final do ano passado atacaram a política do SPFC publicamente através, por exemplo, de declarações públicas do Daniel Alves dizendo que é difícil trabalhar no ambiente do SPFC.
Depois com fotos em redes sociais dizendo "Esse é o nosso diretor de futebol" quando se classificaram pra Libertadores nas ´últimas rodadas do campeonato brasileiro. Na ocasião, o Leco tentava demitir Raí pra colocar o conselheiro Carlos Belmonte na diretoria de futebol afim de trazer uma frente política que se fortalecesse a ponto de, quem sabe, enfrentar internamente o nome de Julio Casares para a indicação à sucessão.
Nomes como Muricy, Raí, Lugano, Rogério Ceni e qualquer outro ídolo que julguemos idôneos, competentes e com DNA São Paulino, não farão uma mudança significativa do dia para a noite e nem de um ano para o outro: é preciso criar uma estrutura de força tarefa interna para combater a influência politica no futebol sem expor o que acontece no dia a dia para não piorar o ambiente.
Leiam nas entrelinhas. Muricy disse recentemente em entrevista que foi HORRÍVEL ser treinador na gestão Leco de futebol porque ele se metia em tudo, imagine como é gerir o futebol com Leco de presidente? Agora una este raciocínio aos pequenos erros de gestão no futebol nos últimos 2 anos que mesmo assim teve o melhor elenco/resultado desde o tricampeonato brasileiro.
Se você idealiza uma renovação política precisa enxergar além do trivial e entender que ela demanda apoio, confiança e tempo.
Raí, não por você ser impossibilidade por Estatuto(isso não), mas por estratégia política dentro do São Paulo: tente abster-se de comentário de âmbito nacional. Já são guerras demais para enfrentarmos.
Pedir a demissão de Raí é anti Estatutário e demonstra o oportunismo da política tricolor - Layla Reis
Fonte SPFC.Net
7 de Maio de 2020
Avalie esta notícia:
31
24
VEJA TAMBÉM
- Melou: Cebolinha recebe sondagens, mas custo impede investida do São Paulo- Craque no Tricolor? Aboubakar mira o Brasil para 2026 e São Paulo monitora situação do atacante
- Após crise e debandada na diretoria, São Paulo reage, vence e encosta no G8
- Cabe no Tricolor? Craque internacional negocia com clubes brasileiros e pode disputar o Brasileirão de 2026
- Crespo alerta para ano difícil e fixa 45 pontos como objetivo inicial do São Paulo em 2026
Torço para o SP encontrar outro camisa 10 que nem o Rai... E torço para o Florinthians ter um dirigente como o Raí
Por favor. Desativem a função de comentários do aplicativo para smartphones... Essa galera só defeca pelos dedos...
Diretor de clube , cuida de clube. Se quer cuidar de politica vai cuidar de politica.
Todas pessoas deveriam pensar 10 vezes antes de falar principalmente em público ou em redes sociais
Essas contratações medíocre que leco fez ...não deram em nada ...
#fi*****
Galera... Parem de ser fanaticos... Amam p presidente ? Se ele.mandar vcs comerem ***** comem? Saibam separar as coisas... Rai tem direito de falar o que quiser... Mas nao e um lunatico... E fez muito pela nossa camisa... Pelo amor de deus... Nao sabem nada de historia? Absurdo!
Hemerson O Rai foi o melhor jogador que eu vi jogar na linha e um péssimo diretor. Como um bom comunista gosta de dinheiro, faz caridade com dinheiro dos outros e nao sabe cumprir metas.
*** COLOCA ESTA DIRETORIA PRA CORRER!!! PAREM DE PERMITIR O CLUBE SER SUCATEADO
Os bozo são tão fanáticos que até esquecerão quem foi e é Rai....
12 anos sem ganhar nada, 12 anos sendo massacrado pelos maiores rivais... Em qualquer lugar eo mundo isso seria uma vergonha aqui é homenageado e parabenizado... Parabéns Raí o Comunista de iPhone
Rafael Pereira, votei no Bolsonaro, mas não na Igreja dele. Político temos que cobrar e nao idolatrar. É simples amigo.
Samuel Vilar,você fala em união e ofende os outros. É um insetão mesmo.
Fora bando de fracassos queremos nosso tricolor de volta bora soberanos vamos noa unir cintra esses q n querem ver o soberano se vitorioso novamente temos ficar juntos
Os gados estão nervosos. Tanto dos governos passados, quanto do atual. Vamos falar de São Paulo gente. O Tricolor nos une. Vamos pensar assim, sem ser maria vai com as outras.
Raí foi um dos melhores jogadores que já passou pelo Sao Paulo, mas como diretor é muito fraco juntamente com esse presidente Leco. O pior presidente que já passou pelo São Paulo, os dois tem que sair juntos. Quanto a opinião desse sapo barbudo de nove dedos ladrão corrupto. o presidiário não tem moral para opinar em nada, principalmente no São Paulo
Fora leco.
Quem fez um trabalho muito mal feito no tricolor foi o Leco. Coloquem o Muricy Ramalho na presidência e aí teremos uma administração 100% tricolor e tudo vai melhorar. Agora se com o Muricy continuar a bagunça aí concordo que Raí não esta dando certo.
Já deveria ter ido para o olho da rua há muito tempo.Até agora seu trabalho foi tão medíocre quanto a sua ideologia política.Que vá juntar-se ao seu mestre, o criminoso e ex-presidiário Lula da Silva.