publicidade

Opinião Sérgio Carvalho: Por que ninguém fecha a Gaviões?

Mais um jogo, mais um confronto da Gaviões com a polícia. Mais gente machucada e mais arranhada fica a imagem do futebol paulista. Esta triste rotina não tem fim. Todo jogo do Corinthians acontece o mesmo.
Há sempre agitação onde essa uniformizada aparece e, quando não acontecem depredações e grandes confrontos, o saldo final é sempre dramático: muita gente inocente prejudicada e, em alguns casos, até pessoas que nada tem a ver com o futebol acabam envolvidas sem saber siquer porque isso aconteceu.
Algo que há muito ocorre em jogos onde a Gaviões comparece e que apesar das denúncias, jamais provocou uma reação forte e decisiva daqueles que tem obrigação de zelar pelo bem estar e pela segurança do cidadão comum em nosso Estado.

Lembro-me quando o então promotor Fernando Capez fez um levantamento profundo sobre as uniformizadas do futebol paulista. Ele descobriu que a maioria delas, e, em especial a Gaviões, tem forte ligação com a violência, com a truculência, e até com o uso de drogas proibidas e com latrocínio (quantas vezes essa torcida parou em restaurantes de estrada e levou tudo o que pôde???).

Capez apresentou seu relatório, as autoridades ficaram ao par de como era grave a situação e ninguém se mexeu. Como consequencia, a Gaviões ganhou moral, achou-se superior a tudo e a todos e hoje quer impor sua vontade à qualquer custo e em qualquer lugar.

Tanto que no último domingo seus integrantes acharam que poderiam esmagar a PM e acabaram esmagados por ela. Será que não passou da hora de acabar com isso? Por que então nossas autoridades não pegam o touro a unha e fecham logo essa entidade que só leva desgraça aos nossos estádios? Fechem a Gaviões, senhores. Os homens de bem e o torcedor comum do futebol paulista clamam por isso.

C * U * R * T * A * S

* MAIOR culpado pelo que aconteceu domingo passado no Morumbi bandeirao_250x190.jpgé André Sanchez, presidente do Corinthians. Foi ele quem esqueceu o torcedor comum e deu toda a carga de ingressos recebida pelo clube nas mãos da diretoria da Gaviões.

* TANTO QUE nas fotos publicadas pelos jornais paulistas, todos os participantes do confronto com a polícia vestiam uniforme da Gaviões. Foram eles que provocaram e levaram o troco. Agora se fazem de vítima.

* LEMBRO-ME da fundação da Gaviões por torcedores como o saudoso La Selva e outros. Gente boa, pessoas honestas e inimigas da violência. A idéia era formar um grupo para combater o então presidente Wadi Helu.

* WADI na época era um ditador. O time não ganhava nada e o Parque São Jorge não tinha a grandiosidade de hoje. Inconformados com a má administração, La Selva e dezenas de amigos resolveram fundar a Gaviões.

* A PARTIR de então a torcida participou diretamente da história do clube. Cresceu, ganhou força e derrubou outros ditadores. Mas hoje, dirigida por gente sem nenhum preparo, desviou-se totalmente de seu caminho.

* PARA mascarar o que corre dentro de seus bastidores, a Gaviões de hoje faz alguns eventos que visam ajudar pessoas carentes, mas ainda assim não consegue mudar a imagem sempre negativa que levam aos estádios.

* QUEM quiser saber mais sobre os bastidores desta uniformizada (e também das outras), procure Fernando Capez e peça a ele uma cópia de seu relatório. Garanto que vocês vão ficar horrorizados com o conteúdo.

* ANDRÉ Sanchez foi reeleito. Como disse semanas atrás, uma péssima notícia para o Corinthians. Sanchez não tem qualidade nem competência para dirigir um clube desse tamanho. O futuro corintiano está comprometido.

* O ATUAL presidente do Corinthians não cumpre o que promete. Não é transparente. Vive envolvido com empresários. Não se sabe se ele participa das negociações ou não, mas a impressão que fica é essa.

* A OPOSIÇÃO corintiana tem enorme relatório sobre Sanchez. Dizem até que ele montou um time que vai ser transformado em barriga de aluguel. Ali, toda revelação que for descoberta vai passar meses em preparação.

* DEPOIS que estiver pronta para jogar em time grande, será negociada por alguns milhões de dólares ou euros. No comando desse clube já existe um laranja que se diz dono de tudo mas não tem dinheiro para tanto.

* NA REALIDADE é só fachada. Se alguém for até lá (a sede do clube é no nordeste) e perguntar, vão dizer que são empresários de locais que comandam a entidade. Não é verdade. Existe ligação com dirigentes paulistas.

* ESTOU atrás de mais informações. Assim que tiver o nome do clube eu publico. Vamos ver se descobrimos o verdadeiro grupo que está por trás desse negócio. Quem tiver culpa no cartório, se prepare. Vem chumbo aí.

* MAS falemos de futebol. O Corinthians me decepcionou contra o São Paulo. Foi um time medroso que jogou como equipe pequena. Nem parecia aquele time que foi campeão com méritos da Série B do Brasileirão.

* EU CHEGUEI a dizer que o Corinthians tinha ótimo elenco. Me enganei. Há jogadores ali que não merecem vestir aquela camisa. Morais é um deles. Jean, ex-São Paulo, é outro. Souza também só tem decepcionado.

* FICOU mais do que evidente de que o Corinthians só tem um time base que é bom. Quando precisa de seus reservas, decepciona. Isso é ruim. Pode levar o time a não ganhar nada nesse ano. O que seria lamentável.

* O PALMEIRAS não perde no Paulistão. Campanha que impressiona. Não esperava ver o time de Luxemburgo acertar logo no início do ano. Mesmo porque, foram muitas as alterações entre fim de 2008 e começo de 2009.
* NO MOMENTO atual, maiores destaques são Claudio Xavier (foto). Esse é mesmo um grande centro avante, um artilheiro nato. Também gostei da evolução de Diego Souza. Ele tem jogado muita bola.

* A DEFESA verde, que era problema no ano passado, firmou-se com Edmilson. Ele deu maior segurança ao setor defensivo do Verdão. Acho que, na fase que está, o Verdão é favorito ao título paulista. Seu time está voando.

* O SÃO PAULO jogou com time reserva e mesmo sem exibir um futebol de primeira, merecia a vitória. Foi mais eficiente na condução da bola e teve melhores oportunidades de gol. Faltou mais pontaria nas conclusões.

* QUEM não mostrou seu potencial até agora foi Wagner Diniz, lateral que veio do Vasco. Ele nem marca, nem apoia. Está tímido demais. Dos novos contratados do Tricolor, é o que está pior. Os outros estão em ascensão.

* REVISTA FUT, do jornal Lance, fez excelente matéria com Juvenal Juvêncio. A revista foi fundo para tentar descobrir os segredos que mantém o Tricolor paulista como o mais bem administrado do país do futebol.

* SANTOS reagiu sob o comando de Serginho Chulapa. Prova de que era mesmo preciso mudar o técnico. Márcio Fernandez entende de bola mas não tem gabarito para dirigir um clube grande como é o Peixe. Mereceu sair.

* PARA seu lugar foi contratado Vágner Mancini, que começou no Paulista, de Jundiaí. Bom treinador. Tem perfil para trabalhar e reerguer o Santos. Aposto no seu trabalho. Até porque considero bom o elenco santista.

* PELA primeira vez vi Fabão jogar bem com a camisa do Santos. Ele lembrou seus bons tempos de São Paulo. Merece ter uma sequência. Quem está ainda fora de forma é o lateral Leo. Precisa de tempo para deslanchar.

* PORTUGUESA teve uma reação incrível. Eu mesmo não esperava tanto. Com Mário Sérgio o time cresceu demais de produção e já figura no G4. Parabéns, Mário. É essa a Portuguesa que a torcida queria.

* NOS cinco primeiros lugares do Paulistão figuravam no final da rodada de domingo os cinco grandes de São Paulo. Isso vem de encontro ao meu palpite de que os pequenos não terão vez na fase decisiva do torneio.

* PONTE PRETA melhorou um pouco. Mas ainda precisa se firmar. Nos últimos jogos a produção já foi melhor. Falta manter a regularidade. Só assim o time vai voltar a brigar pelos primeiros lugares. Espero que dê.

* JÁ O GUARANI até agora não me convenceu. Seu futebol as vezes chega a ser bonitinho mas ao mesmo tempo ordinário. Contra o Santos o Bugre errou na postura. Ficou muito atrás. Só depois conseguiu se soltar mais.

* POSSO estar errado mas acho que o atual treinador do Guarani não merece o cargo. Talvez fosse o caso de procurar outro comandante. É apenas um palpite. mas a diretoria bem que poderia analisar melhor a questão.

* DEPOIS da vitória sobre a Itália, acho que Dunga vai permanecer no comando da Seleção por pelo menos mais seis meses. Assim, mesmo com Felipão na espera, Ricardo Teixeira não vai mexer na comissão técnica.

* ALIAS, já começo a acreditar que Dunga não sai mais. Ele vai classificar o Brasil para a Copa de 2010 e vai dirigir a Seleção na Africa do Sul. Só não será campeão. Como aconteceu com Parreira em 2006.

* DOS times brasileiros que disputam a Libertadores acho que São Paulo e Palmeiras são os mais preparados para brigar pelo título. Os demais não me parecem em condições de chegar a grande final. Concordam?

UMA curiosidade. A grande maioria dos atuais dirigentes do Corinthians saiu do grupo Alberto Dualib, que foi expulso do clube. Será que eles são melhores do que o ex-presidente? É algo que merecia ser analisado.

* O PRESIDENTE André Sanchez chegou até a dizer que se pudesse negociaria com Kia Joorabichian, que foi denunciado pela Justiça brasileira é é tido como um verdadeiro gangster do futebol mundial. Dá prá acreditar?

* PARA classificar melhor a declaração de Sanchez, basta lembrar aquele velho ditado que diz "me diga com quem andas que te direi quem és". Se Sanchez topa andar e negociar com Kia, o que pensar dele como pessoa?

VEJA TAMBÉM
- Oficial: São Paulo acerta o retorno de Marcos Guilherme
- São Paulo responde sobre Maílson, goleiro do Sport
- São Paulo procura por zagueiro, volante e atacante de baixo custo


CENI FALA DE DEMISSAO + CLAUDINHO + ADRYELSON + SOTELDO + MARCOS GUILHERME + 4 REFORÇOS EM JULHO + LF9


CONFIRA:Ceni pede e São Paulo retoma as negociações com Soteldo, ex-Santos

VEJA TAMBÉM:Departamento médico do São Paulo: como conflitos internos travam modernização do setor

E MAIS:São Paulo mapeia mercado em busca de goleiro e tem um nome definido, diz jornalista


Avalie esta notícia: 13 6

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Sudamericana

    Qui - 21:30 - San Carlos de Apoquindo -
    U. Catolica
    U. Catolica
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:00 - Cicero Pompeu de Toledo
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 0
    X
    Juventude
    Juventude
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Corinthians
    3 Atletico Paranaense
    4 Internacional
    5 Atletico-MG
    6 Fluminense
    7 Santos
    8 São Paulo
    9 Flamengo
    10 Botafogo
    11 Avai
    12 RB Bragantino
    13 Atletico Goianiense
    14 Goiás
    15 Ceará
    16 Coritiba
    17 America Mineiro
    18 Cuiaba
    19 Juventude
    20 Fortaleza EC
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    29 14 8 5 1 27 10 17 VVVVE
    26 14 7 5 2 17 10 7 DVEVE
    24 14 7 3 4 17 15 2 VEEVV
    24 14 6 6 2 21 14 7 EVVDV
    24 14 6 6 2 22 16 6 DEEVV
    21 14 6 3 5 16 14 2 VDEVV
    19 14 4 7 3 18 13 5 EEVEE
    19 14 4 7 3 18 15 3 EVDDE
    18 14 5 3 6 16 15 1 DDVDV
    18 14 5 3 6 16 19 -3 DDVVD
    18 14 5 3 6 17 21 -4 DVVDE
    18 14 4 6 4 20 19 1 VEVED
    17 14 4 5 5 16 19 -3 VVDVE
    17 14 4 5 5 14 17 -3 EEDDV
    17 14 3 8 3 14 14 0 VEEEE
    15 14 4 3 7 16 22 -6 EDDDD
    15 14 4 3 7 11 17 -6 DDEDD
    13 14 3 4 7 9 16 -7 VEDED
    11 14 2 5 7 12 24 -12 DDDDE
    10 14 2 4 8 12 19 -7 EEDVD
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
28/06/2022 20:56:12