publicidade

Meta de pontos projetada por Cuca para o São Paulo garante Libertadores e deu título Brasileiro em 4 edições

O técnico Cuca sabe que está pressionado. Sabe que o São Paulo tem de reagir no Campeonato Brasileiro. Sabe que nas duas próximas rodadas antes da pausa para a Copa América terá de fazer pelo menos quatro pontos. Mas está tranquilo e confiante no trabalho.



LEIA TAMBÉM: São Paulo tem Ricardo Oliveira como opção; conversa com Adriano 'anda'

O treinador projetou uma meta de pontos para o time brigar pela taça do nacional. A ideia é fazer uma média de dois pontos por rodada. Na prática, essa meta pode ser entendida como ganhar em casa e empatar fora (o que significa quatro pontos em dois jogos).

Hoje, o time tricolor está um pouco abaixo do que o treinador deseja. Dois pontos abaixo, para ser mais preciso (tem 12 em sete jogos). Ou seja, não há motivo para drama na avaliação dele. É possível recuperar a pontuação perdida antes. Faltam 31 rodadas.

Se o São Paulo engrenar e conseguir entregar para o treinador o que ele pede significa que terminará o Brasileirão com 74 pontos. Desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes, quatro equipes foram campeãs com pontuação menor.

O Corinthians de Fábio Carille, aquele que fez um primeiro turno primoroso, acabou levantando a taça com 72 pontos em 2017. O Fluminense e o Corinthians fizeram 71 pontos cada um para serem campeões em 2010 e 2011, respectivamente.

Ainda teve o Flamengo de Andrade --que substituiu Cuca-- campeão com 67 pontos em 2009. O pior aproveitamento nos anos citados.

Mas 74 pontos é uma faixa de risco. A regra é o campeão ter uma pontuação maior. O Palmeiras em 2018 e em 2016 fez 80. O Corinthians fez 81, em 2015. Em 2014, o Cruzeiro fez 80. Um ano antes fez 76. O Fluminense foi campeão em 2012 com 77.

O tricampeonato consecutivo do São Paulo (2006, 2007 e 2008) foi com pontuação acima: 78, 77 e 75, respectivamente.



Libertadores garantida

Se a meta é incerta para assegurar o título, ela é certa no que se refere a obter uma vaga na Copa Libertadores. Inclusive diretamente na fase de grupos do torneio continental, o que significa disputar pelo menos seis rodadas do cobiçado torneio.

Se a fase na fase de grupos der zebra, não importa. A ida ao torneio é certa com 74 pontos.

De 2006 até hoje, a maior pontuação do último classificado para a competição foi 66 pontos. Isso ocorreu na edição de 2012 com o próprio São Paulo. Mas 74 pontos teria significado o segundo lugar naquele ano.

"A pausa do Campeonato Brasileiro vai ajudar bastante para nivelarmos geral em todos os sentidos. Não podemos colocar a culpa em desequilíbrio físico. Houve queda técnica, também", disse Cuca, projetado quase um mês que terá livre para ajustar o time.

SPFC, Brasileirão, Pontos, Cuca

VEJA TAMBÉM
- Jornalista afirma que Muricy vai "ter que engolir" Zubeldía
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 4

Comentários (16)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.