São Paulo e Globo vencem ação na justiça contra Sindicato dos Atletas Profissionais
publicidade

São Paulo e Globo vencem ação na justiça contra Sindicato dos Atletas Profissionais

0 0 0 0
Time do São Paulo posa para foto antes de jogo contra o Talleres, pela Libertadores

Na última segunda-feira, foi publicada uma sentença pela 71ª Vara do Trabalho de São Paulo que deu vitória ao São Paulo e ao Grupo Globo em batalha jurídica movida pelo Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado de São Paulo. O Sapesp contestava valores e métodos no pagamento de direito de arena para os jogadores, mas teve a ação julgada improcedente em primeira instância. Cabe recurso.



Neste momento, o sindicato ainda está condenado a pagar os honorários advocatícios do Tricolor e da Globo, que receberiam R$ 2,1 milhões cada. Os números somados representam 10% do valor atribuído à causa pela Justiça, que avaliou todo o processo em R$ 42 milhões.



Foi necessária realização de perícia nos pagamentos e repasses feitos entre Globo e São Paulo para checar se realmente havia regularidade, como alegado pelo sindicato. Ficou concluído que as operações foram realizadas dentro da normalidade.

Por lei, o sindicato dos atletas deve receber 5% do que é pago pelos grupos de comunicação aos clubes por direitos de transmissão. É o chamado direito de arena. O Sapesp acredita que essa porcentagem deve ser tirada não apenas dos valores referentes às transmissões, mas também ao pagamento de luvas, verbas de marketing e outros elementos dos contratos entre os times e, no caso, a Globo.

A sentença assinada pelo juiz do trabalho Renato Ornellas Baldini mostra trechos da constituição para reiterar que os direitos de arena estão exclusivamente vinculados a "autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagem" e exclui "marketing, publicidade estática, luvas, participação percentual, acréscimo anual", entre outros itens dos contratos.
O Sapesp acionou outros clubes na Justiça, assim como fizeram sindicatos de outros estados. A ação contra o São Paulo foi a primeira a ser julgada. A reportagem procurou o Tricolor para comentar o caso e o diretor-executivo jurídico Leonardo Serafim se manifestou:



"O sindicato alegou duas coisas: que os 5% deveriam incidir sobre outras partes do contrato além dos direitos de transmissão e que haveria diferença no repasse feito pela TV Globo. A Justiça considerou que não há pendências em relação a outras verbas e que não houve diferença nos repasses de acordo com a perícia que foi feita".

São Paulo, Globo, Ação, Justiça, Sindicato, Atletas, Profissionais, SPFC

CONFIRA - CLIQUE AQUI! A Mandala Turismo leva você para a Arraial do Cabo com uma camisa do São Paulo de presente!





SPFC ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MAIS UM VEXAME; PEDIDOS DE CUCA; PATO E MAIS! - LAYLA REIS

Leia também: Petição pela renúncia de Leco ultrapassa 3.000 assinaturas
Avalie esta notícia: 54 0

Comentários (11)

12/02/2019 15:01:12 Clubtricolor

Chupa Sindicato dos Atletas Profissionais, aqui é São Paulo! Já que esse lixo de time não ganha uma em campo, o negócio agora é comemorar vitória nos tribunais.

12/02/2019 13:55:44 Evodio Augusto Santos

Porquê, este sindicato não vai prá cima de clubes grandes e pequenos que atrasam pagamento de salários. Ficam esperando o jogador que está sendo prejudicado , fazer a representação. Porquê não se antecipa. O jogador que fizer a cobrança perante o sindicato ou justiça, simplesmente pode encerrar a careira e mudar de estado.

12/02/2019 13:52:48 Valdinei Gabriel Ferreira

O que os sindicatos produzem de bom para os times? Eles servem para alguns coisa, ou só para enriquecer alguns organizadores, como são a maioria dos sindicatos no Brasil? Para mim, sindicatos devem ser produtivos ou extintos...

12/02/2019 13:26:49 Eurico Xavier Da Silva

Fred não e sabesp e sapesp sindicato dos atletas proficionais querer receber de contrato e demais bando de vagabundos vão trabalhar

12/02/2019 13:06:51 Terrier

Sindicato de merda esse do porco Martorelli

12/02/2019 13:05:29 Freddy Barbosa

Nos ultimos dez anos quem tem que pagar direito de imagem sao os jogadores que passou no sp esses sim e sabesp seu negocio e com agua nao com dinheiro vai trabalhar filho da p...

12/02/2019 12:55:21 Gabriel Facchini

Parabéns pela vitoria! O sapesp são uns caras de pau ! , mas que sirva de inspiração na hora do jogo amanhã

12/02/2019 12:46:23 Cida-SPFC

Sindicato adora dinheiro. TODOS.

12/02/2019 12:29:11 Costa Gomes Neuton

Fora leco

12/02/2019 12:22:40 DonPedrito

Incrível não é, Sindicatos são todos iguais, que merda deste Sindicato faz pelo atleta?NADA e ainda cobra, igual ao trabalhador que tinha descontado um dia de serviço em fevereiro, acabou a mamata seus VAGABUNDOS, vão trabalhar e se reinventar para fornecer um serviço e vantagem ao SINDICALIZADO.

Respostas - 1

12/02/2019 12:47:38 Cida-SPFC

Perfeito seu comentário!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.