publicidade

São Paulo tenta afastar fantasma do Palmeiras-2009

Tricolor quer evitar perda de título brasileiro após queda de produção; atacante estava no Verdão que desperdiçou chance de ser campeão

Diego Souza era um dos principais jogadores do Palmeiras-2009, assim como é no São Paulo-2018 — Foto: infoesporte

A queda de produção do São Paulo no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2018 lembra a vivida pelo Palmeiras em 2009 na mesma competição.



O comparativo virou assunto, principalmente, porque as duas equipes se enfrentam no Morumbi neste sábado, às 18h, pela 28ª rodada da competição nacional.

Outro ponto que fortalece a comparação é que Diego Souza, artilheiro do São Paulo na temporada com 14 gols, fazia parte do elenco do Palmeiras naquela ocasião.

Ainda que Diego Souza esteja fazendo sua parte, o São Paulo caiu mesmo de rendimento e perdeu a liderança justamente para o rival. Neste segundo turno, em oito jogos, apenas duas vitórias.

Foi também no mês de outubro que, em 2009, por conta de desfalques e problemas de relacionamento, o Palmeiras passou a cair de rendimento e flertar com a perda da liderança.

Depois de uma derrota por 2 a 0 para o Flamengo dentro de casa, a palavra "medo" entrou no vocabulário do elenco, mesmo ainda com quatro pontos de distância na primeira posição.

– Vou dizer que tenho medo, quero vencer. Medo de adversário, não. Medo de chegar hoje, faltando oito jogos, e não conseguir vencer o Campeonato Brasileiro, tendo quatro pontos na frente… Acho que fico com um pouco de receio, sim – disse Diego Souza.

Depois disso, só vieram duas vitórias (sobre Goiás e Atlético-MG). Nas demais seis partidas, o Palmeiras teve dois empates (Corinthians e Sport) e quatro derrotas (Santo André, Fluminense, Grêmio e Botafogo).

Ao fim da última rodada, o Palmeiras se viu em quinto lugar, cinco pontos abaixo do campeão Flamengo e sem vaga até para a Taça Libertadores do ano seguinte.

O São Paulo, nesse momento, apesar da terceira colocação, só depende das próprias forças para ser campeão brasileiro, já que tem dois confrontos diretos na sequência: o líder Palmeiras, neste sábado, no Morumbi, e o vice-líder Inter, no dia 14, no Beira-Rio, em Porto Alegre.



Nesta temporada, o Palmeiras quer fazer com o São Paulo o que o Flamengo fez com ele em 2009. O time carioca, que foi o campeão, chegou a estar 12 pontos atrás do Verdão, mas conseguiu tirar a diferença e passar à frente. Neste ano, o Tricolor chegou a abrir oito pontos em relação ao rival.

Nas contas do São Paulo, externadas na voz de Diego Souza no começo do Brasileirão, tudo ainda está dentro do planejamento. De acordo com o atacante, as dez rodadas finais é que vão definir o campeão.

– O nosso objetivo é ser campeão, estar entre os cinco primeiros colocados faltando dez rodadas. Essa é a nossa meta. Porque você estando ali no bolo faltando dez rodadas é um campeonato à parte, porque aí começa briga por tudo quanto é coisa – falou Diego Souza, em maio.

Após 27 rodadas, o Palmeiras lidera o Brasileirão com 53 pontos, mesmo número do vice-líder Inter, que tem menor saldo de gols, e só um ponto à frente do terceiro colocado São Paulo. A proximidade aumenta ainda mais a rivalidade do Choque-Rei de sábado. Promessa de jogão.

Principais notícias da semana:
São Paulo pode ter segundo estádio oficial?
Obras nos refletores de LED do Morumbi?
Desfalques e retornos para o clássico
Como o Morumbi desbancou as arenas?
Principais notícias pós e pré-jogo abaixo:



VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.