Jovem atacante sobra na base e "desafia" falta de opções no ataque do São Paulo
publicidade

Jovem atacante sobra na base e "desafia" falta de opções no ataque do São Paulo

0 0 0
Em dois jogos pelo time sub-23, o atacante de apenas 18 anos já marcou três gols (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

A queda de rendimento do São Paulo nos últimos jogos, permitindo a reaproximação de rivais que andavam adormecidos, põe a liderança do Campeonato Brasileiro em xeque. O clube reconhece o momento de baixa, mas tenta valorizar o que foi construído até aqui e lamenta a convivência com desfalques importantes. Principalmente no ataque. Só que, internamente, uma solução tem se apresentado sem ainda ter sido levada em consideração por Diego Aguirre: o garoto Brenner.



No primeiro semestre, depois de ser titular com Dorival Júnior e não conseguir o mesmo espaço com o uruguaio, o jogador foi mandado pela comissão técnica para o sub-20. A ideia era dar mais ritmo de jogo, evitando que ele desanimasse com a falta de chances no profissional. O jovem de 18 não reagiu bem, principalmente pela forma como o caso foi conduzido, mas não precisou descer para a base porque acabou incluído na programação da seleção brasileira antes da Copa do Mundo na Rússia.

Os elogios da comissão técnica de Tite motivaram o atacante, que voltou crente de que teria novas oportunidades. A primeira veio por apenas cinco minutos diante do Grêmio, com a equipe já perdendo por 2 a 1 em Porto Alegre. Depois, pela Copa Sul-Americana, também entrou nos minutos finais e ainda conseguiu ser expulso. Ele mesmo admite o vacilo. E o espaço mais uma vez foi reduzido.

Novamente, o departamento de futebol pensou em dar ritmo em jogos da base. Desta vez, Brenner e outros garotos foram procurados para entender o planejamento e aceitaram defender o sub-23, que disputa o Brasileirão de Aspirantes. A atitude de atletas mais velhos, como Régis e Morato, que usaram os aspirantes para melhorar o desempenho, ajudou a convencê-los.

Até o momento, Brenner disputou duas partidas pelo Tricolor no torneio: vitórias sobre Atlético-PR, com um gol marcado, e América-MG, com dois tentos e uma grande atuação. O duelo com o Coelho aconteceu na última terça-feira, no Morumbi. Mesmo local onde, três dias antes, o time profissional foi previsível e mal ofensivamente no empate por 1 a 1 com o próprio clube mineiro.
O desempenho ruim foi reconhecido por todos, que evitaram desculpas e se revoltaram com o tropeço. Ainda assim, houve lamentação sobre as ausências de Everton e Joao Rojas. A diretoria entende que os dois não têm substitutos à altura, mas respeita a redução de elenco proposta por Aguirre, que gosta de atletas versáteis, e também lembra que Everton Felipe, recém-contratado do Sport, ainda não rendeu o esperado.

Mas, dentro dessa ideia de um plantel curto, falava-se em dar espaço aos garotos da base. E Brenner aparecia como um candidato natural, pelo menos para entrar em minutos finais, quando a equipe está tentando sufocar o adversário. Para esses casos, Aguirre tem optado por Gonzalo Carneiro. O uruguaio já fez oito partidas pelo São Paulo e deu apenas três finalizações certas. Enquanto isso, Brenner soma 16 jogos e dois gols na temporada.

Um argumento para defender que Brenner não entra como substituto direto de Everton ou Rojas foi a queda de rendimento do jovem quando foi escalado como ponta por Dorival Júnior. O atacante não é driblador, mas sim um atleta de bom posicionamento na área e, acima de tudo, ótima finalização. Ou seja, precisa estar mais perto do gol do que fica um ponta, sempre atento à recomposição defensiva. Outro ponto contrário a Brenner pode passar pela juventude ou uma certa falta de experiência.

Curiosamente, Carneiro também padece de problemas semelhantes. No quesito maturidade, por exemplo, é cinco anos mais velho do que Brenner, mas ainda tem 23 e só foi titular absoluto em 2017 pelo Defensor, de Montevidéu. Além disso, ficou nove meses sem atuar devido a problemas no púbis. Já sobre posicionamento, começou a carreira como um meia-atacante, em função semelhante à de Nenê no São Paulo, depois passou a ser centroavante e, com Aguirre, já treinou e entrou como ponta.


reprodução/Footstats

Mapa de atuação de Gonzalo Carneiro contra Atlético-MG (esquerda) e América-MG (direita)
Um atributo que poderia colocar Carneiro à frente de Brenner é a altura: 1,94 metros, contra 1,75 metros. Só que mapas de calor do Footstats mostram que o uruguaio, mesmo quando entra nos minutos finais, quando o time parte para o abafa e insiste em cruzamentos, dificilmente entra na área.

Base tem pontas "esquecidos"

A diretoria aponta Everton Felipe como a contratação para servir de reposição a Everton ou Rojas. E admite que o reforço ainda está em fase de adaptação. Só que o elenco já teve mais peças para a função de ponta. Caíque, por exemplo, joga pela esquerda como Everton e tinha bom histórico de gols e assistências na base. Mas só foi usado oito vezes no ano e agora tende a voltar a ser lateral, para tentar encontrar mais espaço.



Paulinho Boia chegou a liderar a preferência de Aguirre antes da Copa do Mundo, quando até Araruna era escalado como ponta. Só que no início deste mês foi emprestado ao Portimonense, de Portugal. O mesmo clube levou Lucas Fernandes por empréstimo, outro que atuou aberto eventualmente. Há ainda os casos de Helinho e Toró, que foram chamados para treinar algumas vezes entre os profissionais, tiveram os contratos renovados, mas não tiveram a chance de jogar. Apenas o primeiro chegou a ser relacionado para uma partida, contra o Paraná Clube, na rodada de abertura do Brasileirão.

Confira as principais notícias desta semana


VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você

E MAIS: Confira os melhores momentos de São Paulo 1x1 Palmeiras

LEIA TAMBÉM: Empate com Palmeiras faz Tricolor completar 1 ano sem vencer clássicos

SPFC ULTÍMAS NOTÍCIAS: PROPOSTA PELO ANTONY; CLÁSSICO; L.FERNANDES E TAVARES - IGOR SOUZA

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!






Avalie esta notícia: 49 4

Comentários (35)

26/09/2018 16:32:43 Layon Gabriel

A grande vdd e que a gestão ja não liga tanto pra base do SÃO PAULO jogadores saem a preço de banana por n ser aproveitado no time principal nossa base e uma das melhores temos jogaderes que substituem os titulares facil facil porem preferem gastar dinheiro e jogadores medianos ate orreveis ....

26/09/2018 12:53:02 Sid_Soberano

Brenner é um atacante pra disputar a vaga com o Diego Souza,porque ele não vai render o mesmo futebol jogando como ponta!

Antes das contratações de Diego Souza e Tréllez,Brenner vinha sendo titular do time,aí não se houve pressão do Raí e cia para deixar o moleque de lado,já que depois dos dois serem contratados,nunca mais foi aproveitado da maneira como vinha sendo antes...

Hoje caiu de rendimento e vejo que o sub23 será bom para ele voltar a ter confiança que tinha antes...

26/09/2018 12:47:58 NegradaTricolor

aí o Aguirre põe o moleque pra jogar e logo a parte chata, corneta e fresca da torcida começa a xingar o moleque de lixo, fraco, etc etc etc...logo logo esse vai embora tbm pq aqui se o moleque não fizer 3 gols por partida no profissional, ele não presta p jogar no SP.

26/09/2018 12:25:30 Emerson Correia dos Santos

Quantos jogos Diego tem no SP e quais teus números. Será que o Brenner não teria uma média melhor com essa mesma sequência? O mlk é 3a, 4a opção no ataque... já vai embora e destruir fora por falta de oportunidade, colocar ele e dizer trabalhe e amadureça pq a posição é sua.

26/09/2018 12:18:36 regulation

Brenner é um jogador que ainda não está pronto, mas é muito melhor do que o Carneiro. Esse uruguaio não joga nada, não era incontestável nem no Defensor.

26/09/2018 12:17:20 _x_TRI

Melhor do que Carneiro e Trellez juntos. Voa garoto, chegou sua hora !

26/09/2018 10:43:46 Marco Souza

O brenner no time principal amarela todos os jogos que eu vi ele joga no time principal ele amarelou

26/09/2018 10:40:05 Luiz Nelson Nerso

Hoje , sou + Brenner que Trelez e Everton philip

26/09/2018 09:49:48 Tricolaço7

Ele realmente não é um ponta. Mas jogava aberto e ia entrando por dentro e chegando na área.

Fez dois gols no Paulistão, inclusive contra as galinhas.

Merece mais chances. Ainda mais quando não temos opções no time de cima, tendo que aturar improvisações bizarras e atuações vexatórias de Everton Felipe, Trellez e Carneiro...

26/09/2018 09:43:22 Claudio Cesar

Trocar goleiro hoje e mais importante o resto a gente resolve

26/09/2018 09:40:37 Joaquim Januario

Vai colocando eles no final do jogo

26/09/2018 09:27:34 lucianoengcomp

Dessas citadas, pra substituir o Everton, acho o Caique a melhor das opções.

Não entendo pq o garoto foi deixado de lado de uma hora pra outra.

26/09/2018 09:16:49 Captain_Tsubasa

Por enquanto pra mim está assim Brenner >..>..>..>..>..Carneiro!!!

26/09/2018 09:03:52 Gabriel Silva

Ta na hora de colocar esses mlk pra jogar , não da pra entender a falta de oportunidade de helinho e Toró.

26/09/2018 09:00:17 Waldir Azevedo

A diretoria tá dando muita moral pro Aguirre, que nunca ganhou nada como técnico.

26/09/2018 08:58:57 Waldir Azevedo

Fora Aguirre retranqueiro! Precisamos efetivar o Jardine.

26/09/2018 08:57:52 Antonio Donizete Neves

Precisamos de um goleiro de time campeão!! Toda bola rebatida por Sidão é uma assistência pra o adversário.

26/09/2018 08:52:42 eri633

Tem que fazer algo diferente, não adianta o Aguirre por Trellez e Carneiro se não cruzam uma bola certa na area. Precisamos de velocidade e drible pra criar mais opçoese chances de gol.

26/09/2018 08:45:35 TS

Brenner seria para reserva do Diego Souza.

Nas pontas, seria o Caique, Paulo Boia.

O São Paulo pecou em não dar mais oportunidades para os moleques da base no Paulista. Se tivesse colocado os moleques no começo do ano para jogar algumas partidas, provavelmente, teria boas opções de banco hoje.

Everton Felipe parece que vai demorar a engrenar. Carneiro é outra incógnita.

Respostas - 1

26/09/2018 12:20:52 regulation

Dorival começou a escalar os garotos no Paulista e os resultados como esperado não vieram e a torcida praticamente obrigou o cara a adiantar o fim da pré-temporada dos veteranos para utilizá-los.

Lembro bem disso. A torcida tem muita culpa no cartório, vaiaram os garotos já na estreia do Paulista.

26/09/2018 08:41:02 ojlkl

O Brenner tem muito potencial, mas tem de se levar em conta o nível do brasileiro de aspirantes não é dos mais altos, a copinha SP tem um nível técnico melhor, se o SPFC coloca se o sub 20 no aspirantes ganha esse campeonato da fácil, e é isso que está acontecendo o time sub23 tem 5 jogadores do sub 20, que tem um potencial absurdo, mas o Brenner tem que melhorar fisicamente pra poder segurar os zagueiros, porque hoje ele é engolido pelos zagueiros adversários.

26/09/2018 08:40:07 jf4791

Mais um que esta sendo queimado pelo Aguirrempate, jaja mete o pé e vai fazer sucesso em outro clube.
O cara foi artilheiro em todas as divisões de base do Sp e da Seleção, e não tem uma chance, faça-me um favor Aguirrempate.

26/09/2018 08:39:09 Assis_SPFC

Mais sobe e é uma bosta. Foge da bola.

26/09/2018 08:24:33 Marcelo Ferreira

Brenner poderá mostrar seu futebol quando o Diego Souza for suspenso ou se machucar. As pontas não são pra ele.

26/09/2018 08:23:23 João Rodrigues Mineiro

Outro dia eu falei sobre isso, que contra o América deveria ter comecado jogo com os novatos e dado pra ir pra cima. Duvido wue eles aguentasse sequer 20 minutos. Entao é isso! Disse também que o América e time novo, portanto nada como por os novatos pra jogar.

26/09/2018 08:17:39 Fairplay

Wallace Moraes, o Brenner tem 1,75m, perto do Romário ele é um pivô de basquete, e não me diga que vc prefere o Jô(mento) ao Romário. O futebol está cheio de goleadores centro-avantes sem serem altos. O importante é o posicionamento e o faro de gol, claro que o físico ajuda, mas não é o mais importante.

26/09/2018 08:14:25 PimPim

Não da para entender a falta de oportunidade ao Brenner e ao Lucas Perri pelo Aguirre. Tem uns torcedores de peteca aqui, como o Robson Vieira, abaixo nas postagens. Não manja porra nenhuma de futebol.

Respostas - 1

26/09/2018 12:23:48 regulation

Lucas Perri está longe de ser ainda metade do goleiro que dizem que é.

Só ver os jogos dos aspirantes, o cara erra bastante. No profissional seria queimado em poucos jogos.

26/09/2018 08:12:36 Michel92

O menino com 18 anos e ja estão decretando que não deu certo, vai a MERDA.

Ja disse e voto a repetir, so vai resolver e pegar casca com rodagem de jogos, não adianta entrar um jogo a cada 30/40 dias e achar que vai resolver, outros CANELEIROS tem a vida toda para fazer besteira como o FRACO/LIMITADO CAMISA 12 mais estará la até o fim dos tempos, este é um erro que desgraçadamente persiste por muito tempo, gastam milhões na base e não consegue fazer a transição.

Tudo na vida ha de ter o amadurecimento, se coloquem nos lugares e entenda que esta é um profissão como qualquer outra e a falta de maturidade e confiança pesa mais do que saber jogar ou não, não estamos conseguindo criar os jogadores que entram e ficam com poucos jogos, quando fazem vendem PORCAMENTE logo com o Neres que foi um ecado sem nem ter usado direito.

26/09/2018 07:55:38 Wallace Morais

O Aguirre é um excelente técnico , mas nessa parte ele deixa a desejar . Particularmente acho que o Brenner não pode jogar de centro-avante , perde no físico para os zagueiros ... A posição que ele mais renderia seria no lugar do Nenê , perto do gol . Na base o São Paulo tem vários bons garotos que jogam pelas pontas e o Aguirre precisando não coloca nenhum deles . Espero que mude !

26/09/2018 07:55:09 Robson Vieira

Esse aí já teve diversas oportunidades no time principal e não correspondeu, não creio que seja a solução hoje, seria melhor dar oportunidade a outro jogador da base.

26/09/2018 07:54:35 Edu Abisael

Não queimem a base! Esses moleques são o futuro do Tricolor. Aguirre para de inventat e põe o Caíque na ponta e o Brenner na frente.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.