Elite da lista mundial naufraga

Fonte Folha de S.Paulo
O Manchester United ganhou a Europa e o planeta, chegou a 380 pontos no Ranking Folha do Futebol Mundial e subiu para a 15ª posição na lista, mas chama a atenção a derrocada na temporada dos 14 times que estão acima dos ""Diabos Vermelhos" no ranking.
O Milan entrou em 2008 como campeão europeu e mundial. Após tomar a liderança do Real Madrid, parou. No primeiro mata-mata da Copa dos Campeões, sucumbiu diante do Arsenal, time de pouco sucesso internacional. Também nas oitavas o Real naufragou -caiu ante a Roma. O time espanhol não conseguiu um ponto sequer depois que a lista mundial da Folha foi institucionalizada.
Dentre os dez primeiros do ranking, só o Boca Juniors somou pontos neste ano. Mas foram apenas dez, pouco se comparado com a pontuação de anos recentes do time da Bombonera. O Boca só levou a Recopa Sul-Americana, que teve uma de suas edições menos atrativas -a equipe de Riquelme bateu o pequeno conterrâneo Arsenal de Sarandí.
Peñarol e Independiente, lendas da Libertadores, tiveram mais um ano de ostracismo internacional. E ambos não triunfam em seus países desde 2003. O São Paulo conseguiu inédito tri-hexa no Brasil, mas de novo derrapou em seu torneio predileto: a Libertadores. Como o Boca, não segurou o Fluminense, novato na lista.
A equipe carioca, que se tornou o 15º time brasileiro no ranking mundial, fez final surpreendente com a LDU na Libertadores. Perdeu nos pênaltis, o que rendeu o primeiro título do torneio para o emergente futebol equatoriano.
A Juventus, sétima colocada empatada com o Liverpool, só voltou à cena internacional no segundo semestre (pagou pecados na Série B italiana). Já o time da terra dos Beatles fez de novo campanha digna na Copa dos Campeões, mas não foi à final como em 2005 e 2007.
O Ajax de novo deu vexame. Acabou eliminado da Copa da Uefa na primeira rodada diante do Dínamo de Zagreb. O Bayern, que era o favorito para vencer a disputa, foi humilhado na semifinal pelo Zenit: 0 a 4.
A equipe russa de São Petersburgo foi outra a entrar pela primeira vez no ranking -foram sete clubes novos neste ano na lista. Além do título da Copa da Uefa, venceu a Supercopa da Europa, batendo o poderoso Manchester United.
O Nacional de Montevidéu manteve o jejum do futebol uruguaio, que desde os anos 80 não sabe o que é semifinal de Libertadores. O Olimpia, campeão da América em 2002, não ganha troféu nem no Paraguai -sua última taça foi em 2000.
Barcelona e Inter chegaram com pompa ao mata-mata da Copa dos Campeões, porém saíram de mãos vazias -se o Barça ainda lutou até a semifinal, a equipe de Milão, que não ganha a Europa desde os anos 60, ruiu cedo, logo nas oitavas.
A primeira final inglesa da Copa dos Campeões foi também a primeira do torneio para o Chelsea, que subiu para a 51ª posição. A primeira final de Copa Sul-Americana com clube brasileiro fez o Inter campeão e permitiu ao Estudiantes ganhar um posto -passou o Santos e se igualou ao River Plate.
Quem continua subindo bem é o egípcio Al Ahly, agora hexacampeão africano. A equipe mais bem colocada fora de América do Sul e Europa foi a 166 pontos -é a 29ª colocada.
A decisão africana contra o Cotonsport, de Camarões, foi relativamente tranqüila, assim como a final da Copa dos Campeões da Ásia. Gamba Osaka e Adelaide United chegaram pela primeira vez à final continental, e o time japonês sobrou: 3 a 0 e 2 a 0. No Mundial, o Gamba voltou a bater os australianos.
Ainda não foi desta vez que um time de fora de América do Sul e Europa alcançou decisão mundial. O Pachuca, bi da Concacaf ao superar o costarriquenho Saprissa, chegou bem cotado ao Japão e ficou em quarto.
Para 2009, a elite do ranking deve melhorar, pois será difícil o grupo ser pior que em 2008.
Avalie esta notícia: 7 12
VEJA TAMBÉM
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net