publicidade

STJD convoca envolvidos no ‘caso Tardelli’

Em caso de corrupção, suspensão pode chegar a quatro anos

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, convocou para serem ouvidos todos os envolvidos na suposta tentativa de suborno ao árbitro Wagner Tardelli, que estava designado para apitar Goiás x São Paulo. Approbato já designou seu vice, Virgilio Val, para ser o relator do inquérito que vai apurar o caso.

O presidente do STJD solicitou que sejam ouvidos os seguintes envolvidos: Wagner Tardelli, Marco Pólo Del Nero (presidente da FPF e autor da denúncia), Reinaldo Carneiro Bastos (vice da FPF), Sérgio Correia (presidente da Comissão Nacional de Arbitragem), Lílian Cardoso (secretária da FPF) e Maria Estela (secretária do São Paulo). Os depoimentos devem ocorrer em São Paulo.

Caso algum tipo de corrupção seja comprovado pelas investigações, as punições aos envolvidos são severas. O artigo 237 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê de dois a quatro anos de suspensão para quem “dar ou prometer vantagem indevida a quem exerça cargo ou função (...) para que pratique, omita, ou retarde ato de ofício ou para que o faça contra disposição expressa de norma desportiva”. Nesse caso, os punidos seriam os dirigentes que ofereceram os tais ingressos para o show da cantora Madonna.

Já o artigo 241 (dar ou prometer qualquer vantagem a árbitro ou auxiliar de arbitragem para que influa no resultado da partida, prova ou equivalente) prevê a eliminação dos envolvidos de qualquer atividade relacionada ao esporte.

Caso a denúncia não se confirme, o presidente da FPF, Marco Pólo Del Nero, pode ser enquadrado nos artigos 189 e 221. Ambos versam sobre queixas infundadas e notícias inverídicas dadas à CBF, trazidas por pessoas físicas ou entidades. A suspensão, nesse caso, pode chegar a 360 dias.

A suspeita é a de que Tardelli receberia ingressos para o show da cantora Madonna, enviados por representantes do São Paulo. A informação surgiu a partir de uma conversa telefônica entre as secretárias de São Paulo e Federação Paulista. Esta última comunicou a Marco Polo Del Nero, que fez a denúncia à CBF e fez com que o árbitro do jogo fosse trocado. Goiás x São Paulo foi apitado por Jaílson Macedo Freitas.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 9

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.