publicidade

Vitória sobre a Lusa deixa o São Paulo com 59% de chance de ficar com a taça

Briga por vaga na Libertadores segue acirrada, assim como para fugir do rebaixamento. Risco de ao menos um carioca cair é de 71%

Há quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, as definições pelas brigas na tabela passam a ficar cada vez mais claras. Na luta pelo título, o São Paulo deu um grande passo para o hexacampeonato ao vencer a Portuguesa fora de casa. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a chance de o Tricolor paulista ficar com a taça é de 59%. No jogo mais esperado, o Grêmio (23%) venceu o Palmeiras (7%) no Palestra e assumiu a vice-liderança. Cruzeiro (8%) e Flamengo (3%) venceram seus compromissos e seguem firme na luta pelo chamado "G-5".

A luta para escapar da zona de rebaixamento segue emocionante. O Vasco e o Atlético-PR foram os times que se deram bem na rodada e ganharam mais fôlego na disputa.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, a vitória fora de casa e a derrota do Palmeiras para o Grêmio deixaram o São Paulo com 59% de chance de ficar com o hexa. Os gaúchos ganharam ânimo e estão com 23%. Cruzeiro, que tem como trunfo ser o time com o maior número de vitórias (19), Verdão e Flamengo seguem sonhando.

- O São Paulo se tornou o grande favorito. O Grêmio já foi, mas errou muito, chegou a ter 11 pontos de vantagem sobre o São Paulo e não teve regularidade. A maior vitória da rodada foi a do Grêmio, o time ressuscitou, estava morto. Mas quem se consolidou foi o São Paulo. Estes dois times venceram fora de casa, e isso é que faz a diferença no campeonato. Quem fizer o dever fora será campeão.

Tristão lembrou que a disputa da taça está muito mais acirrada do que no ano passado, quando o São Paulo abriu muita vantagem na frente e os times não tiveram força para tentar a aproximação.

- O campeonato está sendo marcado por líderes fracos e perseguidores fortes. No ano passado, o São Paulo tinha 73 pontos nesta altura, e o Santos, segundo colocado, tinha somente 58.

Libertadores: Flamengo por ser o fiel da balança
De acordo com o matemático, dificilmente os dois primeiros colocados atualmente ficarão de fora da competição mais importante do continente. As outras duas vagas devem ser disputadas por Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo. O Fla, por ter confronto direto com estes dois concorrentes, poderá ser o fiel da balança.

- Os dois paulistas estavam perto de duas vagas para a Libertadores, e as outras duas seriam disputadas pelos demais. A vitória do Grêmio inverteu isso. Os dois primeiros estão quase assegurados, as outras duas vagas estão entre Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo. Está na mão do Rubro-Negro, que enfrenta o Palmeiras e depois do Cruzeiro. Muitas coisas podem ser decididas nestes dois jogos - diz.



A luta na parte de baixo - chance de um carioca cair é de 71%

De acordo com Tristão Garcia, com exceção do Ipatinga, em situação complicadíssima, a disputa para fugir da Série B está em aberto. Ele afirmou que a chance de algum carioca (Flu ou Vasco) cair é de 71%, e de caírem juntos é de 12%. Segundo o matemático, um dos confrontos que podem ser decisivos na próxima rodada é Fluminense x Portuguesa.

- Nunca foi tão fácil escapar, os times estão pontuando menos do que o ano passado. Azar, por exemplo, do Corinthians, que já estava com 41 pontos nesta rodada. A situação dos cariocas deu uma melhorada considerável, mais ainda há o risco (71% de algum time do Rio de Janeiro cair, e de 12% dos dois serem rebaixados). Um confronto muito interessante e importante será Fluminense x Portuguesa. É uma partida de alto risco para os dois times, mas já vão se enfrentar sabendo o resultado do Vasco contra o Atlético-MG, que jogam na quarta. O número mágico para fugir do descenso é 44 pontos.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo x Talleres: onde assistir, horário, palpites e escalações na Libertadores
- REFORÇO IMPORTANTE! Zubeldía confirma reforço de atacante para a Libertadores
- Vai renovar? São Paulo abre conversas para renovação de Juan e recebe contraproposta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 3

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.