Defesas viram porto seguro no clássico Palmeiras x São Paulo

Fonte Folha de S.Paulo
A nove rodadas do fim do Brasileiro, Palmeiras e São Paulo parecem ter encontrado a segurança que buscavam desde o início da temporada. No clássico de hoje, o porto seguro não são seus ataques, mas a solidez de suas defesas.
Mesmo tendo os melhores números ofensivos do torneio, ao lado do líder Grêmio, o São Paulo (47 gols) e o Palmeiras (46 gols) só ganharam fôlego e encostaram no time gaúcho, também o menos vazado do torneio (23 vezes), quando pararam de levar gols.
Não à toa, são as equipes, neste atual momento do torneio, há mais rodadas sem perder. O São Paulo não sabe o que é derrota desde o início do returno, quando caiu diante do Grêmio, em Porto Alegre.
Desde então, são nove jogos invicto. O motivo para a melhora na performance: o sistema defensivo, apontado por Muricy, jogadores e dirigentes como o principal fato para o bicampeonato no Brasileiro.
A média de gols sofridos durante todo o campeonato deste ano (0,93) ainda não se aproxima dos números registrados em 2006 (0,84) e 2007 (0,50), mas o desempenho obtido pelo time apenas no returno faz lembrar os melhores momentos das jornadas vencedoras.
O time foi vazado 46% menos em relação ao turno inicial, e a média despencou para 0,6. "Temos os melhores zagueiros do Brasil", tem dito o técnico Muricy Ramalho, sobre o trio Miranda, André Dias e Rodrigo.
"Existe a falsa idéia de que cinco atacantes é ofensivo e três zagueiros é defensivo. Mas nós jogamos com três zagueiros e temos o melhor ataque do campeonato", analisa Muricy.
A evolução, dizem os são-paulinos, está relacionada à recuperação de Miranda, que ficou quase metade do primeiro turno fora, e à contratação de Rodrigo. "O Miranda é mais técnico, e o André dificilmente perde uma bola. Existe uma cobrança bacana entre nós. Quando um faz corpo mole, chega o outro e dá um cutucão", conta Rodrigo.
"Nós temos um time muito competitivo principalmente porque nosso setor defensivo é muito forte", afirma o superintendente de futebol do clube, Marco Aurélio Cunha.
O Palmeiras, que nos últimos cinco jogos, sofreu apenas um gol, nos 3 a 1 contra o Atlético-MG, também viu sensível melhora da defesa, setor muito criticado no primeiro turno.
O time de Vanderlei Luxemburgo está invicto nas últimas cinco rodadas, desde que adotou o esquema 3-5-2, com o volante Martinez atuando pelo lado esquerdo da defesa, ao lado de Gustavo e Roque Júnior.
"O Palmeiras hoje é um time equilibrado, e a defesa está fazendo bem o seu papel. Mas acho que o mais importante é o conjunto. Hoje em dia ninguém se defende só com os zagueiros nem ataca somente com os atacantes. O que posso dizer é que estamos muito focados nesse jogo", declara Roque Júnior, homem de confiança do treinador do clube alviverde.
"Estamos preparados para o clássico. O time vem bem atrás, não tomamos gols há alguns jogos, e isso passa confiança", finaliza o zagueiro Gustavo.
Avalie esta notícia: 9 6
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net