publicidade

e.moraes:Marketing, Estadio e Receitas

Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca."

Esta frase é de autoria de Philip Kotler, o maior estudioso de Marketing da atualidade e autor do livro mais utilizado entre todas as faculdades de Comunicação Social, Administração e Marketing: Princípios de Marketing.

Essa frase diz muito sobre a relação do torcedor com o clube e vice-versa.O que os torcedores necessitam e desejam do clube: títulos, bons jogadores, produtos de qualidade e chance de se aproximar do clube, seja freqüentando o estádio ou com visitas ao ct.

Mas vendo por outro lado, o que o clube espera de nós, torcedores?

Vejam hoje em dia a maioria dos clubes tem uma administração digna de grandes empresas, sem espaço para falcatruas, desvio de verbas e busca por objetivos pessoais. Todos devem entender que esse tipo de administração é o que faz com que grandes times se tornem figurantes dos campeonatos em poucos anos.

E por isso o que o Clube espera de nós é que disponibilizemos subsídios para que a Diretoria possa satisfazer nossas necessidades. Bom, para ser honesto, vamos substituir a palavra subsídios por renda. Em outras palavras: dinheiro.

Assim como uma empresa, o faturamento do clube é variável. Depende da demanda por seu produto e ai é que entra o papel dos torcedores.

A renda do São Paulo é diretamente ligada a como os torcedores se comportam e procuram por produtos. Vejam as principais fontes arrecadação do SP, ligado ao futebol:

Bilheteria:

A bilheteria é uma fonte é uma grande fonte de renda para todos os clubes. Basta fazer uma conta burra. Se o SP colocar 20.000 torcedores em uma única partida com o ticket médio de 40 reais (fazendo uma media de compra entre arquibancada e outros setores mais caros) teremos uma arrecadação de 800 mil reais, descontando 35% (média de gastos por jogo+ 5 % da renda para o adversário) chegaríamos a um valor de 520 mil reais líquidos. Multiplicando este valor para 30 jogos em casa, teríamos mais de 15 milhões em receitas de bilheteria. Porém nossa média no Paulista deste ano está abaixo dos 20 mil torcedores.

Patrocínios + Direito de Imagem + Estádio

O patrocínio Máster da camiseta é fixo. Normalmente negociado ano a ano ele varia de acordo com diversos fatores entre eles: competições a serem disputados, número de jogos transmitidos, perfil demográfico, socieconomico e psicológico do clube em questão, jogadores que estão no clube, visibilidade da equipe e atuação nas mídias. Este ano conseguimos um alto valor, considerando as circunstancias, do banco BMG. Ao meio do ano o contrato se estará encerrado e dificilmente será renovado. A atuação da BMG foi muito aquém do esperado, sem nenhum jogador envolvido e poucas parcerias. Creio que teremos um alto poder de barganha na próxima negociação se o SP estiver jogando bem e conseguir conquistar títulos. Além disto, uma possível vinda de uma “bomba atômica” poderia ser crucial para aumentar nossas receitas, já que despertaria o interesse de muitos torcedores são paulinos e torcedores de times adversários.

Já direito de imagem, que atualmente está sendo negociada com a Globo, leva em consideração os índices de audiência gerado pelo clube e o numero de torcedores. Hoje em dia o SPFC tem a terceira maior torcida do Brasil. A briga do SP é para que ele esteja mais próximo do primeiro escalão do que do segundo, ocupando uma posição intermediaria. Porém outros aspectos devem ser levados em consideração. Para realizar a cobertura do Morumbi o SPFC negocia a concessão de uma forma de publicidade chamada Naming Rights. Esta pratica consiste em ceder o nome de um estádio a longo prazo por um valor a ser negociado. No caso do SP iríamos dar o nome de uma empresa na arena 25, destinada a shows e outros eventos, se tornando mais uma fonte de renda ao nosso clube.

Apesar de afastar o torcedor do clube, os shows no Morumbi se tornaram uma excelente fonte de renda para o tricolor, já que apenas com o U2 o tricolor arrecadar 3 milhões de reais.

Muitas empresas estariam interessadas em patrocinar a cobertura do Morumbi. Segundo especulações recentes, SONY e TELEFONICA seriam as favoritas. Creio eu que SONY traria muito mais credibilidade ao São Paulo, já que é uma empresa Top of Mind da categoria sinônimo de qualidade. Já a TELEFONICA, como todos sabem não é uma empresa muito bem vista no mercado, apesar de ter um share (fatia de mercado) enorme em seu setor. Lembrem-se que a TELEFONICA é uma das empresas que mais recebem reclamações no PROCON e na ANATEL. Mas como em toda negociação comercial, quem pagar mais, leva.


Produtos Oficiais

Recebemos uma excelente noticia que o Tricolor iria comercializar camisetas semi-oficiais a um valor de 50 reais. Apesar de ser ótimo, é uma atitude quase obvia em vista a quantidade de produtos comercializados no entorno do Morumbi. Apesar de preços um pouco inferiores, acredito que por ser oficial, os torcedores optarão por essa nova linha de produtos.

Creio que o São Paulo deveria lançar mais produtos oficiais, uma fonte de renda boa e talvez não tanto explorada. As SÃO STORE’s são uma maneira de aproximar a marca junto ao torcedor, mas sabemos que os preços praticados ainda não ajudam muito a pulverizar a venda de produtos oficiais.

Venda de Jogadores

Infelizmente, essa é a mais lucrativa de todas as fontes de renda possíveis a um clube. Primeiro, pois não é necessário que o clube esteja praticando um bom futebol. Basta apenas que um jogador se destaque individualmente para desperta o interesse de clubes europeus. Segundo, pois com o aumento do poder econômico dos times do leste europeu, hoje em dia qualquer jogador pode ser vendido por altas cifras. Mas um fato positivo é que os clubes perceberam que é mais lucrativo formar jogadores do que comprá-los e vende-los, agindo como um intermediário. Ao formar jogadores é como se o clube produzisse a matéria-prima, industrializasse e colocasse no mercado, obtendo um lucro muito maior. E por isso foi importante o SP ter se desligado um pouco da libertadores. Este fato deu certa tranqüilidade para que o time lança-se jovens talentos sem a pressão do resultado imediato, como acontecia nos últimos anos. Temos uma excelente e lucrativa safra. Porém o único fato ruim é que hoje os jogadores estão mais fatiados do que uma pizza. Muitas vezes a participação do clube é mínima em um jogador, já que desde a categoria de base a maioria já possui agentes e investidores.

Bom pessoal o importante neste texto é perceber que o futebol é uma via de mão dupla. Não dá apenas para exigir do clube sem dar nada em troca. Temos que perceber que somos tão importantes para o SPFC quanto os jogadores que entram em campo. Seja para apoiar, disponibilizar renda ou protestar quando há algo em que não concordamos. Mas sempre de maneira pacifica.

Hoje temos que fazer nossa lição de casa no sofá. Porem dia 27 todos que puderem não pensem duas vezes em ir a o Morumbi. Vamos mostrar a força da torcida tricolor!


Avalie: 34 15

Comentários (26)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias