publicidade

A saída de bola do Diniz: qual o problema?

0 0 0
Este post é apenas para quem se interessa por tática e não tem objetivo de defender ou derrubar treinador.
Esta semana foi reveladora em termos do que de fato acontece com este time do Diniz. Pegamos 3 equipes que jogaram de formas distintas:- O Palmeiras, que jogou meia-pressão, ou seja, nem recuado, nem mordendo muito a saída de bola.- O Fortaleza, que se fechou todo atrás da linha de meio, saindo no contra-ataque.- O Grêmio, que ontem jogou com pressão total, marcação muito alta, quase o segundo tempo inteiro.
Pois bem, o que houve? O único jogo bom que o time fez foi contra o Palmeiras. O time se superou contra o Fortaleza (indo buscar 3 empates, coisa que era impossível antigamente), mas o jogo não encaixou, e ontem jogou mal mesmo.
Quem acompanha futebol internacional sabe que a maioria dos bons times sai com bola no chão, sem chutão. Então, isso não é novidade nem excentricidade. Ocorre, entretanto, que há uma diferença fundamental entre esses times e o time do Diniz.
Quando esses times saem com a bola no chão, depois que eles quebram a primeira linha, eles contam com jogadores que conseguem rapidamente levar a bola ao ataque: aí a tática funciona porque o adversário está com metade do time no campo de ataque. O time do Diniz não consegue fazer isso. Quando ele quebra a primeira linha (quando quebra, ontem quase não quebrou, teve de apelar ao chutão ou perdeu a bola mesmo), a bola normalmente para no meio campo, e muitas vezes retorna à defesa. Ou seja: ficam 50 segundos tocando a bola na zaga (tempo perdido) e quando conseguem levar a bola até o meio sem perder, recuam de volta. É inútil fazer isso sem jogadores com capacidade de conduzir essa bola rapidamente para o ataque. Jogadores de condução, de proteção, que consigam dar o corpo sem perder o domínio. Tudo que nós não temos.
Então, retornando: o São Paulo jogou bem contra o palmeiras porque conseguiu espaço para jogar. Contra um time retrancado, como o Fortaleza, a tática não faz muita diferença, visto que não há marcação na saída. Se pega um time como grêmio, River, que marca muito alto, aí já era, não consegue desenvolver seu futebol mesmo.
Quais as duas saída pro Diniz? A primeira é manter a estratégia mas escalar jogadores com a capacidade de conduzir essa bola do meio para o ataque em velocidade. O elenco tem esses atletas? Deveria ser o Igor Gomes, mas ele não consegue. Sara faz um pouco isso, mas fica sobrecarregado.
A outra .
O que o Diniz não pode fazer é como ontem: todo mundo viu que o jogo não encaixava e ele só tentou algo diferente (o Trellez, pra tentar quebrar as linhas na trombada) no fim da partida. 

editado por DoutorTricológica
Avalie: 42 7

Comentários (18)

19/10/2020 11:55:32 Efeso

Diniz é teimoso e orgulhoso
Mas não é um técnico qualquer,não é atoa que o nome dele foi ventilado no flamengo depois que o Jesus foi embora
Falo sem medo de errar a escola do Diniz cairia como luva no time do flamengo,por que?pq os caras tem variedades de peças qualificadas ,até o time reserva deles é monstro
Diniz não tem peças certas pra trabalha, esse time é muito limitado,um novo técnico não mudaria muita coisa, acho que o time jogaria um pouco melhor,o sp tem uma base até que boa,mas precisa no minimo de um matador nato,um articulador de expressão
Nao da pra esperar muita coisa desse time, quem sabe a sorte não alcança o SP
Quem sabe o time não alcança uma sequência de lampejos e ganha algum coisa
Reforço não vai vir,dinheiro o sp não tem o jeito é torcer por dias melhores

19/10/2020 11:38:29 Adriano2019

o problema da saída de bola é a falta de profundidade, de nada adianta querer sair tocando mas só ficar tocando na defesa, isso não é saída de bola. Na maioria das vezes não se tem evolução nenhuma e ficam ali 30 passes na defesa e o adversario pressionando e depois bola sai pra lateral perto da área e o adversario tem um ataque formado sem mesmo ter corrido ou tocado na bola. Saída de bola é sair sim com a defesa mas fazer a bola chegar mais rápido para o meio de campo, também não é para o armador ir até a defesa buscar a bola como algumas vezes acontece, isso não adianta nada. Fica com esses passes laterais e não tem avanço da bola, não conseguem nem uma situação de tocar pra um lateral que esteja em velocidade, esse estilo aí só serve pra trazer o adversário mais perto da sua própria área.

19/10/2020 11:35:53 Davidgouveia

Muito chato, toda saída de bola você trazer os meias pra fazer a saída de bola. Fica sem ninguém na frente, ninguém encosta no atacante, que acaba ficando isolado. Se o Diniz varia um pouco, até seria aceitável. Uma vez você sai no lançamento, outra sai no chutão do goleiro e outra tocando ok. Mas toda bola, tem que trazer os meias. Zagueiros abrem, laterais viram pontos e bla bla. O que sabemos já.
Diniz não abre mão de suas táticas e conceitos. Só fez nunca ganhou nada.

19/10/2020 11:26:45 Leandroguerreiro

Isso funciona quando se tem jogadores com características e técnica pra se fazer isso, o time não tem nenhum jogador que realmente quebre uma linha de defesa, exemplo o Lucas Moura ou o próprio Antony pra usar um exemplo mais recente, a individualidade que faz a diferença nesse esquema dele, e hoje não temos nenhum jogador no elenco que consiga fazer isso, ver o time a toda jogada levar a bola até a linha de fundo e voltar para os zagueiros e desesperador....time sem padrão, Daniel de arrasta em campo, não acerta uma passe, Igor Gomes jogando de ponta, Sara de 2° volante coisa que nunca foi na base, e o pardal não enxerga isso....

19/10/2020 10:23:23 PP_TRICOLOR

Esse estilo de jogo naquele time de 2012 faria daquele time um dos mais letais. Tinha apenas o Rogério Ceni no gol,Wellington e Denilson se completavam na volancia, Jadson tava jogando muito e nos lados tinha dois velocistas (Lucas e Osvaldo), que iam pra cima no drible, davam assistência e marcavam gol tbm e na hora do vamo ver se o jogo tava truncado o Fabuloso batia no peito,trombava com geral e marcava

19/10/2020 09:19:15 Tricolaço7

Isso da certo na Europa!!! Os caras tem fundamento. Aqui no Brasil os caras não acertam um passe de 2m.

Isso é um suicídio coletivo...

Respostas - 1

19/10/2020 11:42:45 Adriano2019

então né, quando a gente fala que jogador que chega no clube antes de mais nada tem que treinar fundamentos aí vem a turma do deixa disso e fala que jogador profissional não tem que treinar mais isso porque o jogador já sai pronto da base, aí como vc disse o cara profissional não acerta passe então ele nao pode treinar fundamentos mais? É ridículo um cara errar coisas básicas. O erro é aceitável mas toda hora mostra que não tem capacidade, não é hábil nas coisas mais básicas.

18/10/2020 22:21:00 NILTRICOLOR_SPFC

Tivemos 15 minutos de alegria ontem, até o Grêmio subir a linha, pronto, acabou o SP, para logo com essa merda Diniz.

18/10/2020 20:36:58 Lukkas32

O problema é que é raro até mesmo sair da primeira pressão.

Essa saída de bola é uma frescura e uma das maiores imbelicidades do futebol moderno. Se ainda tem alguma efetividade lá fora é porque os times de ponta europeus tem jogadores absurdamente melhores que os daqui, e ainda assim é extremamente comum lances onde isso resulta em gol do adversário.

Os fatores prós simplesmente não justificam os fatores contra.

Acho que o time deveria usar esse tipo de saída somente contra times que façam uma pressão meia-boca como foi o Palmeiras, mas quando o adversário marca lá em cima é INFINITAMENTE melhor e mais eficiente a bola longa.

Mesmo quando perdemos a bola longa ainda temos a chance de pressionar o adversário no CAMPO DELES.

A saída que o Diniz faz é ridícula: SAÌDA CHAMA-GOL.

Enquanto tiver um dia que o Diniz insistir nessa bost* vai ser um dia que eu quero que ele seja demitido pra p* q pariu.

Inteligência é pensar por si próprio e ajustar seu modelo quando não funciona, essa saída do time é pura TEIMOSIA e BURRICE.

Respostas - 1

18/10/2020 20:58:40 Montezuma

Concordo em gênero, número e grau. Vê se na Europa, os torcedores ficam com o coração na mão igual nós toda vez que o time vai sair jogando.

18/10/2020 16:10:23 Wesley.BH

O frqcassado já caiu?

18/10/2020 13:38:28 AntJr

O problema é usar os atacantes e meias para quebrar essa primeira linha, pois o time quebra a primeira linha mas fica em desvantagem no próximo setor de ataque.

Respostas - 1

18/10/2020 20:38:52 Lukkas32

ainda vai ter o dia que esse intelijegue vai colocar os 11 jogadores dentro da pequena área

18/10/2020 13:31:05 lutador

O problema é que não tem saída de bola. Os volantes entram no meio dos zagueiros e ficam tocando a bola entre eles e o goleiro enquanto tomam pressão. O único jogador que sabe fazer essa bola chegar na frente é o Hernanes, mas ele não aguenta mais jogar de volante. Nos grandes times do futebol internacional que saem com a bola no chão, os atacantes não precisam buscar a bola nos pés dos zagueiros.

18/10/2020 10:44:35 RobertRedford

Não existe esse equilíbrio no SPFC, o técnico não cria algo que se adapte mais aos jogadores, e sim todos tem que se adaptar ao estilo dele, deveria ser um pouco de cada, não é algo só do futebol, se você aplica o equilíbrio nas coisas da vida elas dão certo, no caso teria que ser um pouco de cada... Mas não é, e por isso não cria consistência, vivem de lampejos, e outra é que isso está previsível já.

18/10/2020 10:16:24 DoutorTricológica

O post saiu incompleto: "A outra ."

18/10/2020 10:12:15 DoutorTricológica

Qualquer bom time precisa ter variedade de jogadas e o treinador precisa compreender rapidamente quando o modelo de jogo não está encaixando, e não esperar os 40 do segundo tempo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

27/10/2020
26/10/2020
  • publicidade
  • + Comentadas

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    QUA - 19:30 - -
    Lanús
    Lanús
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa Do Brasil

    Dom - 20:30 - Morumbí
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    2 2
    X
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC
    Calendário Completo
  • publicidade
  • Blogs

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Internacional
    2 Flamengo
    3 Atletico-MG
    4 Fluminense
    5 São Paulo
    6 Santos
    7 Palmeiras
    8 Fortaleza EC
    9 Grêmio
    10 Ceará
    11 Atletico Goianiense
    12 Sport Recife
    13 Corinthians
    14 Bahia
    15 Bragantino
    16 Botafogo
    17 Vasco DA Gama
    18 Atletico Paranaense
    19 Coritiba
    20 Goiás
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    35 18 10 5 3 30 15 15 VVVVE
    35 18 10 5 3 32 21 11 VVEVE
    32 17 10 2 5 31 20 11 DVEDE
    29 18 8 5 5 28 21 7 VVEEV
    27 15 7 6 2 20 13 7 EEVVE
    27 18 7 6 5 24 22 2 EVDVD
    25 17 6 7 4 22 20 2 DDDDV
    24 16 6 6 4 16 11 5 EEVEV
    24 17 5 9 3 19 16 3 VDVEV
    22 17 6 4 7 21 24 -3 DEVEV
    22 18 5 7 6 17 24 -7 DVVED
    21 18 6 3 9 18 26 -8 DDDDE
    21 18 5 6 7 21 26 -5 EDVDV
    19 17 5 4 8 22 25 -3 DVDEV
    19 18 4 7 7 21 24 -3 DDEVV
    19 17 3 10 4 17 20 -3 EVVDE
    18 16 5 3 8 19 24 -5 DDDDD
    16 17 4 4 9 13 19 -6 EDDED
    16 18 4 4 10 15 24 -9 DEVDD
    11 16 2 5 9 19 30 -11 DDEED
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota