publicidade

Análise Importante

Olá, pessoal!
Nos últimos tempos, venho acompanhado o Fórum e vendo muitas notícias e afirmações sem fundamentos, então decidi fazer esse texto para q a torcida.

Começando em 2016: Bauza era o novo técnico do SPFC. O elenco do clube tinha poucas peças e poucos jogadores de qualidade (a maioria era bem limitada), porém o Bauza conseguiu tirar o máximo possível daquele time e infelizmente na semi-final entramos desfalcados, pois Ganso havia se lesionado e Kelvin tbem, além disso, fomos prejudicados pela arbitragem que expulsou Maicon no primeiro jogo e Wesley no segundo. Assim, acabamos perdendo a chance de disputar o título. Depois disso, até o fim do ano Bauza foi para seleção Argentina e trocamos pelo Ricardo Oliveira, mas no fim foi demitido.

2017: Rogério Ceni era o novo técnico do SPFC e vinha com auxiliares, extremamente, qualificados. Início da pré-temporada, RC afirma que David Neres será fundamental para equipe, porém o jogador é vendido antes mesmo de treinar com o novo técnico. RC não faz nenhuma declaração sobre isso, pois recebe Pratto (centroavante
necessário, na época). Inicialmente, o sistema ofensivo do time estava impecável, porém defensivamente estávamos desorganizados, RC em poucas partidas corrigiu isso e o time se encaixou. No entanto, jogadores começaram a serem vendidos como, Luiz Araujo, Thiago Mendes e Maicon (apesar do RC dizer que eles eram importantes para o plantel, a diretoria aceitou vender e os jogadores tbem não se esforçaram para ficar). Chegaram novos reforços para substituir as saídas de Marcinho, Denilson, Morato, Petros (jogou poucas partidas com o técnico), Hernanes, Marcos Guilherme ( esses dois últimos, não tiveram tempo, nem de serem treinados pelo RC) e Arboleda (não deu tempo de atuar com o RC). O time perdeu suas características e Rogério foi demitido, antes da estréia das melhores contratações, e grande parte da torcida culpo o técnico. Caso semelhante ao Osório, em 2015, que perdeu sua principais peças, mas, antes de o time decair, ele saiu para seleção do México. Vale salientar que RC havia recebido durante o ano jogadores como, Edimar, Sidão, Wellington Nem, Jucilei, Cícero, Neilton e Gilberto, além de ter subido jogadores da base como Junior Tavares (teve sua melhor fase com o técnico),Éder Militão, Brenner, Araruna e Shaylon. Difícil saber quais dos nomes contratados, realmente, foram pedidos pelo RC, mas é fácil saber q os principais do seu esquema tático foram vendidos contra sua vontade. Rogério foi o técnico, dos últimos tempos de SPFC, demitido com o melhor aproveitamento. Pintado era o único que batia de frente com jogadores e diretoria em prol do SPFC, sempre tentando mostrar a grandeza do clube. Ele foi o único que bateu de frente com o Cueva quando percebeu que o atleta não estava valorizando o clube e o coletivo. Pintado chegou a deixar de relacionar o Cueva e foi mto criticado, mas agora sabemos depois descobrimos quem realmente era o certo nessa história e quem respeitava o clube. Por conseguinte, pintado foi demitido na mesma época e queimado pela diretoria.

Doviral Junior é contratado para substituir RC e nos livra do rebaixamento com um ótimo aproveitamento no segundo turno do brasileirão, único nome pedido pelo técnico é o zagueiro Bruno Alves que é contratado.

2018: Dorival perde Hernanes e pede nomes importantes para o seu esquema, porém, não é atendido e a diretoria traz Nene e Diego souza. Dos emprestados pelo SPFC Dorival gostaria de contar com o Hudson (na época o clube esperava para saber se o Cruzeiro iria realizar o direito de compra) e Reinaldo que acabam retornando. Dorival durante entrevista diz q as contratações do clube foram boas, mas não foram as que ele pediu. Além disso, Jean foi contratado pela diretoria, Trellez tbem e Valdivia tbem, este último jogou pouco, pois não se encaixava no esquema do Dorival, além de ter tido lesão e não estava bem tecnicamente (Dorival disse q se ele quisesse jogar precisaria mostra mais). Dorival foi demitido e culpado pelo desempenho da equipe, apesar de não ter tidos os reforços pedidos.

Aguirre é contratado e recebe reforços como Régis, Everton, Rojas, Everton Felipe, Gonzalo Carneiro e Bruno Peres. O time faz um ótimo primeiro turno, porém, no segundo, devido a falta de elenco, perde a liderança. Técnico até tentou recorrer à base, lançando Luan e Helinho, mas não deu para brigar pelo título. Isso ocorreu devido as perdas do time como Marcos guilherme, Petros e Éder Militão que ou não foi exercida a opção de compra ou foi vendido ou não teve contrato renovado. Diego Aguirre foi culpado pela diretoria pelo mau planejamento dos dirigentes e demitido.

Jardine assume a reta final do brasileirão e classificamos para pré-libertadores 2019.

2019: Jardine é efetivado como novo treinador do profissional do SPFC, sendo jogado em uma fogueira. Começa o ano com reforços como, Pablo, Hernanes, Igor Vinícius, Léo, Volpi, Biro-Biro. Dos seus principais jogadores na base apenas Helinho estava disponível. Liziero sofreu uma entorse e estava lesionado, Antony estava participando da copinha e Luan estava servindo a seleção sub-20 junto com Igor Gomes, Toró e Walce (Helinho não havia sido liberado para o torneio). Após a queda na Libertadores Jardine é demitido, antes mesmo de poder utilizar seus principais jogadores que foram formados por ele mesmo.

Wagner Mancini assume o time enquanto Cuca se recupera. Nesse momento todos os jovens estão novamente a disposição do SPFC e o Mancini escala um time jovem e leve. Para surpresa de todos o clube chega à final do Paulista.

Cuca assume o time sozinho no Brasileirão e tem novos reforços, Tche-Tche, Pato e Vitor Bueno. O clube está em terceiro lugar do Brasileirão e joga as eliminatórias da Copa do Brasil...



- Olhando esse retrospecto, pode-se perceber que os técnicos cometerem erros SIM, mas o principal culpado é a diretoria que não formava elencos fortes e vendia os principais jogadores e quando o time ia mal jogava a culpa nos técnicos que eram demitidos.

- Jardine cometeu o erro de liberar os jogadores para seleção, mas eles haviam estreado em 2018 e não foram bem. O único jogador q pode ser cobrado do Jardine era o Luan q fez um ótimo brasileiro.

- Desde q Raí assumiu o time ele cometeu diversos erros como, trazer jogadores que o Dorival não queria, demitir o Aguirre e demitir o Jardine. Além disso, foi criticado por trazer jogadores como Trellez e William Farias que eu tbem concordo com as críticas. Tbem foi criticado por não renovar com o Éder Militão, mas infelizmente o jogador já na base não queria renovar com o clube, mas dps de muita insistência o clube conseguiu renovar com ele, porém no profissional não houve conversa que o convencesse e o jogador não queria renovar novamente com o clube.

- Vejo mtas críticas da torcida contra a diretoria pela contratação do Jean, Igor Vinícius, Léo, Everton Felipe e Gonzalo Carneiro. Sinceramente, não concordo, pois são jogadores jovens e com grande potencial.
Jean tinha o interesse do Manchester City.
Igor Vinicius fez uma ótima temporada pela ponte e recebeu elogios de diversos técnicos como Rogério Ceni e Jardine, inclusive está na pré lista da seleção sub-23.
Léo era uma das maiores promessas do Fluminense, pois na base era um lateral mto bom ofensivamente, porém precisava melhor na parte defensiva. Ele jogo no profissional do Fluminense, mas não foi bem e foi emprestado ao bahia, sendo regular e grande parte da temporada, mas nada de espetacular. Hj no SPFC ele vem treinando sua parte defensiva e subindo menos ao ataque e isso podemos perceber quando ele entra nos jogos.
Everton Felipe é um jogador de 21 anos (mesma idade do Liziero) q sofreu uma grave lesão e não foi negociado com Metalist da Ucrânia (clube q já estava acertado, mas desistiu). Ele veio para o SPFC, recusando a proposta de outros clubes grandes do futebol brasileiro e ainda não apresentou o futebol q tinha no sport antes da lesão.
Gonzalo Carneiro era tratado como uma das maiores promessas do Uruguai e estava praticamente negociado com o Grêmio, mas o SPFC conseguiu passar a frente do clube gaúcho e de outros da Europa e trouxe o jogador.
Estes dois últimos são exemplos de que quando o jogador não está com psicológico bom, não consegue desempenhar um bom futebol. Everton, em entrevista, afirmou que não estava psicologicamente bem depois da reviravolta q teve em sua carreira após se lesionar. Gonzalo está com depressão e foi pego no doping, psicologicamente o jogador está no pior momento da sua carreira, além de ter sido escalado em muitos jogos como ponta, sendo suas função segundo atacante ou centroavante como jogava no Uruguai. Ambos são bons jogadores e jovens, têm grandes futuros e são patrimônio do clube.
Exemplo disso é o Lucas Fernandes, cria da base, q teve duas lesões graves e era escalado fora de posição jogando nas ponta. Após ser emprestado para um time de Portugal (apesar de não jogar em um grande clube, nem em uma grande liga) ele vem se destacando e fazendo boas partidas centralizado vindo mais de traz como um terceiro meia e gerou rumores de interesse do Porto e Sporting.

- Calazans é um jogador como os citados acima, jovem, com grande futuro e vem de graça com um salário de 80 mil. Esses jogadores jovens, não necessariamente são para explodir agora, mas sim para ganharem experiência e no futuro irem achando seus espaços.

- Brenner é um jogador com grande potencial, porém subiu mto cedo e na maioria das oportunidades foi escalado na ponta (posição q não valoriza suas características: mobilidade, posicionamento e finalização), quando foi escalado como centroavante ou segundo atacante jogou mto bem, menos na última partida q entrou mal e desentrosado. O empréstimo vai fazer mto bem para ele q irá demonstrar pq fez mais de 40 gols em 20 jogos.

- Helinho é fora da curva e todos de cotia sempre disseram isso. O problema foi q ele subiu cedo e foi jogado em uma fogueira, perdendo, com o tempo, sua confiança e atuando na posição errada. Helinho jogava muito bem como meia central ou meia direita, posição q o técnico Orlando Ribeiro (campeão da copinha 2019) acreditava ser a melhor para ele q tem como características, drible, velocidade, finalização, passe, posicionamento, mobilidade e inteligência. Porém no sub-20 jardine o colocou como ponta e a partir daí seu futebol piorou, mas como ele é um jogador habilidoso se destacava sobre os demais até msm fora da posição e acabou subindo e atuando como ponta. Em quase um ano ele não atuou em nenhum momento nas suas posições de origem, jogando sempre na ponta e mal. Acredito q todos q assistiram a final da taça bh sub-17 de 2017 sabe do que estou falando. Helinho só precisa ser escalado na posição certa q ira deslanchar, mas a torcida não deve pegar no pé da forma q está fazendo, pois ele, dos q subiram, era o jogador com melhor desempenho na base e a referência técnica do time. O q ele fazia não era sorte, mas sim habilidade. Um empréstimo talvez seja bom para ele, mas acredito q ele pode ter mais espaço q muitos jogadores.

Queria dar minha opinião sobre esses tópicos pois vejo mtas críticas sem fundamentos e jogadores q são patrimônio do clube, sendo queimado com um grande potencial.

Qual a opinião de vocês sobre esses temas?



Avalie: 51 4

Comentários (19)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly -
    Atletico Goianiense
    Atletico Goianiense
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - do Maracanã
    https://media.api-sports.io/football/teams/127.png
    Flamengo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade