publicidade

Análise dos Clubes Brasileiros nos últimos 10 Anos

Após uma década de sucessivos insucessos do nosso Tricolor, decidi levantar dados a respeito de todos os títulos de clubes grandes do Brasil, nesse período. Tendo em vista que os campeonatos aqui analisados serão: Campeonato Estadual, Copa Do Brasil, Brasileirão, Copa Sul-americana, Libertadores e Mundial de Clubes. A avaliação se dará por ordem alfabética, exceto o SPFC que ficará por último.

Atlético Mineiro: No período entre 2009 e 2018, o Galo ganhou 5 Campeonatos Mineiro, 1 Copa do Brasil, 0 Brasileiros(O clube ficou no G4 em 3 oportunidades), 0 sul-americanas 1 Libertadores. Ou seja, ganhou 7 títulos em 10 anos, lembrando que esse clube deu um salto gigante nesse intervalo, pois há décadas estava só ganhando Estaduais.

Botafogo: Entre 2009 e 2018, o clube conquistou 3 Campeonatos Carioca, 0 Copa do Brasil, 0 Brasileiros ( ficou no G4 em 1 oportunidade, * o clube acumula 1 rebaixamento no período e subiu como campeão), 0 sul-americanas, 0 Libertadores. Ou seja, o Clube acumula no período 4 Títulos, mesmo sendo o time com menor poder de investimento do Rio ainda consegue competir em Mata- Mata.

Corinthians: No intervalo de tempo de 2009 à 2018, o clube conquistou 4 paulistas, 1 Copa do Brasil, 3 Brasileiros (No período o clube alcançou o G4 em 5 oportunidades), 0 Sul-americanas, 1 Libertadores e 1 Mundial. Sem dúvidas é o clube que mais venceu no período analisado.

Cruzeiro: De 2009 à 2018, a Raposa conquistou 4 Campeonatos Estaduais, 2 Copas do Brasil, 2 Campeonatos brasileiros ( Terminou no G4, 4 vezes), 0 Sul-americanas, 0 Libertadores. Dessa forma, vê-se que o clube manteve-se extremamente competitivo na esfera nacional.

Flamengo: Nesse período, o clube galgou 4 Estaduais, 1 Copa do Brasil, 1 Brasileiro ( em oportunidades ficou no G4), 0 Libertadores, 0 Sul-americanas. Nota-se que o período não foi tão vencedor para o clube, no entanto, o Flamengo não deixou de competir em alto nível no cenário estadual e nacional.

Fluminense: De 2009 à 2018, a agremiação conquistou 1 Campeonato Estadual, 0 Copa do Brasil, 2 Brasileiros, 0 Libertadores, 0 Sul americanas. Durante a primeira metade desse 10 anos, o clube tinha um patrocínio muito forte, o que possibilitou conquistas a nível nacional. Entretanto desde 2013, conta com diversos insucessos, inclusive um rebaixamento no campo, e uma virada de mesa nos tribunais.

Grêmio: Entre 2009 e 2018, O imortal Conquistou 2 Estaduais, 1 Copa do Brasil, 0 Brasileiros (terminou no G4 em 6 oportunidades) , 1 Libertadores, 0 sul-americanas e 0 Mundial. Em 2016, após um jejum de 14 anos sem grandes conquistas, o Clube ganhou a Copa do Brasil, Desde então tornou-se favorito em todas as competições que disputa.

Internacional: Nesse período, o colorado ganhou 7 Estaduais, 0 Copa do Brasil, 0 Brasileiros(o clube terminou o campeonato no G4 em 3 ocasiões, * em 2016, o clube foi rebaixado,e subiu no ano seguinte como vice campeão), 1 libertadores, 0 Sul-americanas, 0 Mundial. É perceptível que a agremiação passou por altos e baixos nesse período, no entanto, Não deixou de competir na esfera estadual.

Palmeiras: De 2009 à 2018, o clube conquistou 0 Estaduais, 2 Copas do Brasil, 2 Brasileiros(terminou no G4 em 3 ocasiões, *No ano de 2012 foi rebaixado à série b, subindo no ano seguinte como campeão, 0 Libertadores, 0 Sul-americanas e 0 Mundial. Após anos de ostracismo e Humilhações o clube reestruturou-se graças ao seu patrocínio. Nas últimas 3 temporadas tem sido apontado como grande favorito a conquistar tudo o que disputa.

Santos: Nesse intervalo de tempo o peixe ganhou 5 Paulistas, 1 Copa do Brasil, 0 Brasileiros(Terminou no G4 em 2 ocasiões), 1 Libertadores, 0 sul-americanas e 0 mundial. Mesmo tendo a menor receita entre os grandes clubes paulistas, o Santos conseguiu grande destaque no início da década graças as suas revelações como Neymar e Ganso. Na atualidade o Clube passa por problemas financeiros, no entanto, continua competindo de igual para igual com os outros times do estado.

Vasco: Entre 2009 e 2019 o gigante da colina conquistou 2 Estaduais, 1 Copa do Brasil, 0 Brasileiro (acabou no G4 em 1 ocasião, * no período acumula 2 rebaixamentos, E nenhum título da série B), 0 Libertadores, 0 Sul-americanas. Tendo em vista as últimas temporadas, é possível constatar que o clube vem declinando. No entanto, continua competindo bem a nível estadual.

São Paulo: De 2009 à 2018 o Tricolor Paulista conquistou 0 Estaduais, 0 copa do Brasil, 0 brasileiro(Terminou no G4 em 4 Ocasiões) 0 Libertadores, 1 Sul-americana. Visto isso, Torna-se evidente que o São Paulo é o clube que menos conquistou títulos entre os grandes clubes brasileiros. Como torcedor Tricolor meu orgulho é ver o meu time competindo de igual para igual com os outros, No entanto, há 10 anos nós somos massacrados por todos os nosso rivais paulistas, nesse período nós chegamos em 8 semi-finais do paulista, fomos eliminados em todas elas por Santos e Corinthians, Isso sem contar as eliminações para Penapolense e Audax nas quartas de final. Chegamos em 3 semi- finais da Copa do Brasil, perdemos as 3. Fomos vice- campeões brasileiro em 2014. Chegamos as semi- finais da libertadores em 2016, mas daquele time eu tinha orgulho, mesmo sendo um time fraco em nomes, deixava tudo em campo e assim só paramos diante do campeão. De 2016 pra cá lutamos para não cair em 2017, fomos eliminados duas vezes por clubes pequenos da Argentina na Sulamericana. Isso até seria aceitável, caso o time lutasse e honrasse a camisa desse Clube Gigante. Entretanto, o que vimos em 2017, 2018 e agora no começo de 2019 são jogadores fora de forma, desinteressados, pouco obedientes taticamente entre outros defeitos. Mesmo ano passado, quando parecia que tínhamos um time decente o caldo desandou, Problemas com o treinador, atletas insatisfeitos, problemas políticos, desorganização da diretoria entre outros desestabilizaram o vestiário. Desse modo, completamos uma década de ostracismo e decepções, exceto em 2012. Infelizmente, o São Paulo não é mais favorito a ganhar nada, somos motivo de piadas e chacotas, para nosso azar muitas são merecidas. . Por fim, como torcedor do São Paulo Futebol Clube, eu posso dizer que estarei no Morumbi quarta, Vou torcer como nunca, mas não por esses caras que não honram o nosso manto, torcerei pelo meu clube do coração e pela sua glória.
Avalie: 16 1

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias