por Wender


Corinthians disputou e venceu paulista de segunda divisão em 1916

Por wenderpeixoto   30/Mai/2015 13:17 3476 78,7% 21,3%


Em 1916 o Corinthians venceu o título da LPF (Liga Paulista de Futebol), competição de clubes que formariam a segunda divisão do Campeonato Paulista de 1917. O campeonato da Liga Paulista de Futebol era considerado de segunda divisão, e, com dificuldades na organização, terminou antes do fim.

A competição, que deveria ter 26 jogos disputados por cada uma das 14 equipes, foi encerrada após poucas partidas disputadas porque a Liga Paulista de Futebol fechou as portas. O Corinthians, que liderava o torneio, foi declarado “campeão” tendo disputado oito jogos, menos de um terço da competição.

O campeonato paulista de primeira divisão era organizado pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA). A associação decidiu congregar os clubes da LPF, de nível inferior. Com os novos clubes, mais fracos, a APEA criou oficialmente a segunda divisão – exceção feita ao Corinthians que ingressou na primeira divisão do Paulista como convidado em 1917.

A primeira vez que o Corinthians disputou o Paulista da primeira divisão, oficialmente na época, for por convite.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_-_S%C3%A9rie_A2

http://www.todopoderosotimao.com/p_titulos/paul_16.php

http://www.loucospelotimao.com/category/a-historia-do-corinthians/1916-voltar-a-traz/

A Federação Paulista de Futebol, organizadora do campeonato paulista desde 1941, faz confusão ao declarar duas equipes como campeãs paulistas em 1916. Oficializar dois campeonatos paulistas de primeira divisão, organizados e disputados ao mesmo tempo, não tem base na coerência. Mais: uma das competições sequer chegou à metade.

Portanto, além do campeonato paulista ter dois campeões da primeira divisão em 1916, uma das competições possuiu pouca ou nenhuma credibilidade para ter um campeão paulista declarado. A competição da Liga Paulista de Futebol realizada em 1916 deveria receber classificação inferior pelos motivos citados.




Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!.

Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.