por Wender


Uma súplica. Um lamento. Uma carta de desespero.

Por wenderpeixoto   24/Jul/2013 17:35 767 79,3% 20,7%


Sr. Juvenal Juvêncio, quem vos escreve é um singelo SãoPaulino, que torce por este clube a 23 anos. Sei que sou uma testemunha viva da história gloriosa de um clube que sempre foi respeitado e invejado por suas conquistas dentro de campo, bem como pelo comportamento profissional, honrado e sério fora dos gramados. O São Paulo era admirado quanto à maneira discreta e sempre eficiente com que administrava suas crises.

Porém, por mais que o senhor e seu quadro teimem em não aceitar, isso deixou de ser verdade nos últimos anos e passamos de clube mais respeitado e invejado do Brasil a ser o clube mais criticado, odiado e zombado do país. Quem zomba tem razão. Afinal, seus desmandos, golpes políticos, ineficiência administrativa e megalomania, fizeram do nosso (não seu) SPFC motivo de chacota para todos os nossos rivais. Hoje o São Paulo está metido em brigas infindáveis com todos. A nossa imagem de mais querido, passou a mais soberbo. O clube é visto como arrogante, prepotente, antipático. A rejeição é enorme, como jamais vista antes.

Acompanho o meu tricolor amado desde o início dos anos 90. Portanto, já vi muitos diretores e presidentes passarem pelo Morumbi. Vi também, muitas fases boas e outras bem difíceis como aquela em que tivemos nosso estádio interditado. Com o dinheiro da venda do Raí, tivemos que recuperar nosso maior patrimônio à custa de um time fraco e sem grandes conquistas por um bom tempo. A torcida foi compreensiva, pois sabia que a fase era prevista e justificada.

Mas, de todas as fases ruins pelas quais passamos, nenhuma se aproxima da que atravessamos agora, pois não se trata de uma crise administrativa somente. Atualmente vivemos uma profunda crise de identidade. Nossa alma está doente! Nosso espírito foi e tem sido violentado por essa que eu considero a pior gestão que o SPFC já experimentou em toda a sua história.

Tenho uma filha linda de dez anos que aprendeu a amar o São Paulo Futebol Clube. Uma filha que vai dormir tarde toda quarta-feira. Que, em todo o final de semana, se preocupa em assistir o time de seu coraçãozinho. Entretanto Sr. Juvenal, ela tem me perguntado após os jogos:
“Pai, por que está acontecendo isto? O que fizeram com o nosso time?”

O senhor com sua empáfia, arrogância e falta de traquejo político, transformou um time freguês histórico do SPFC em nosso maior rival fora e dentro do campo. E, pior, hoje percebemos que eles conquistaram algum respeito e admiração que tínhamos outrora. A nós sobraram a zombaria e as crises que antes eram deles. Quando o clube tinha diretoria e gestão, até o nosso time formado por jogadores juniores e juvenis eliminava o time principal do SCCP de competição internacional.

E a cobertura do Morumbi? Nem se fala mais...
O senhor se reelegeu em 2011 prometendo a cobertura e não conseguiu cumprir. Apresentou as mais diversas desculpas para os atrasos. Está saindo do poder devendo um dos maiores sonhos da torcida. Um clube menor que o nosso (Porcada!) consegue derrubar um estádio e levantar outro. No Morumbi não há competência para se fazer um telhado. Não confio mais. Tudo que se refere a você está cercado por mentiras.

Somado a tudo isso, "coincidentemente", perdemos profissionais de extremo talento que sempre serviram o clube com decência, eficiência, amor e respeito. Profissionais como Marco Aurélio Cunha, Turíbio Leite de Barros, Carlinhos Neves e Luis Rosan. Ao mesmo tempo que "expoentes" como Adalberto Batista ganhavam cada vez mais espaço nesse hoje desalmado e desfigurado SPFC.

Vendo as suas entrevistas, no princípio eu até as achava engraçadas e interessantes. Mas hoje confesso, eu não consigo rir mais delas, pois percebo que o senhor está delirando em suas convicções loucas e ditatoriais. Talvez pense que todos os seus expectadores são absolutos idiotas. Uma coisa eu lhe garanto, não são! Eu não sou e a grande massa que verdadeiramente ama o tricolor mais querido do mundo, não é!

Morumbi lotado se consegue com um time competitivo e não com jogadores "meia boca" ou em final de contrato a preço de banana, que nunca vingam. Esta fórmula é válida somente para compor elenco pronto, formado e não funciona para um time em construção. Aliás, a quanto tempo esse time esta em construção? Acho que o senhor não precisa da lista de "cabeças de bagre" que, a custo zero ou quase zero, o senhor trouxe para vestir o manto mais pesado do Brasil. E o dinheiro arrecadado com as vendas do Lucas, Oscar, Lucas Piazon, Casemiro, etc?? Aonde que esse dinheiro todo foi revertido para o time, que é a verdadeira razão de existir deste clube?

Caro Sr. Juvenal Juvêncio, se 2 mandatos seus já seriam demais, imagina um terceiro. E, aqui estamos sofrendo com uma crise de identidade sem limites, sem rumo, sem alma, sem coração, sem ao menos saber o que vai acontecer nos próximos dias. Estamos prestes a disputar torneios importantes na Europa contra equipes da qualidade e da força de um Bayern de Munique. O que será de nós?? A que ponto chegamos?? Onde o senhor pensa parar?

Esta é uma carta aberta ao senhor e sua trupe, pedindo e clamando por um basta!! Basta nos desmandos, na irresponsabilidade, nas piadinhas infames, nas declarações infantis e ridículas e na ausência de decisões eficazes para trazer o SPFC ao lugar que sempre foi dele. A nossa tradição é de disputar títulos, estar sempre na cabeça das tabelas e meter medo nos adversários. Até o Morumbi perdeu a aura de nosso santuário e inferno para os adversários. Inverteu-se. Infelizmente, nem mesmo times do bloco "b" do futebol brasileiro temem o SPFC de hoje.

E, coloque de uma vez por todas na sua cabeça que a culpa é sua sim senhor, que tem sido o dirigente mais fraco do futebol brasileiro, um derrotado. É o tipo político incapaz, que fala forte por ser inseguro e despreparado. Quando assumiu o mandato, teve o auxílio do reboque da gestão anterior. Aproveitou-se da máquina montada. Em 1988 foi assim, repetindo em 2006. O problema foi quando o reelegeram e resolveu tocar sozinho. Perdeu-se completamente no futebol. A vaidade subiu a sua cabeça e se desarrumou pateticamente. Não me venha falar de sorte e azar. A sorte só acompanha quem trabalha bem e o azar só acompanha quem trabalha mal. O futebol não é cartesiano, porém o resultado positivo é decorrente de escolhas coerentes. Esta gestão mais errou que acertou no computo geral. De oito anos, talvez em três foi boa. Ou seja, foi incompetente além do tolerável.

A responsabilidade não é de técnicos, jogadores, comissão técnica, há quatro anos. Muito menos dos verdadeiros torcedores que pagam com o suor do seu trabalho suas mensalidades do bagunçado programa ST, que um dia foi modelo para outros, ou dos ingressos para ver os jogos do seu time do coração.

Portanto, chega! Estamos cansados das suas trapalhadas administrativas e necessitamos de sua cadeira vaga o mais rápido possível para que gente séria, lúcida, competente, transparente e que realmente ama o SPFC possa trazer de volta a alma genuína desse clube. Uma instituição formada às custas de gente séria e competente, que se estivessem vivos, nunca concordariam com seus métodos e políticas.

Agora vazou um vídeo onde o senhor ameaça opositores na sede social, mandando bater e dizendo: "essa porra não vai parar". Slobodan Milosevic, Saddam Hussein e Muamar Kadafi sabem o que é isto. Foi o seu fim.

Agradeço-lhe, por nada!


Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!.

Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.