por Wender


Abra os olhos, torcedor ingênuo. Essa diretoria não é burra e, tão pouco, incapaz.

Por wenderpeixoto   10/Jul/2013 05:02 569 77,8% 22,2%


Nós torcedores somos ingênuos. Ao constatar que o elenco do São Paulo é muito fraco, xingamos a diretoria, tratamos-na como incompetente. É um grande equívoco nosso. Eles não são burros, não são incompetentes, não são incapazes. Vamos abrir os olhos e entender melhor algumas coisas. Vamos entender, porque o clube do Morumbi negocia tantos jogadores, desmonta tantos times. Vamos entender, porque contrataram tantos técnicos sem renome todos esses anos.

O São Paulo entrou na mesma sina dos clubes cheios de esquemas com empresários. Não perceberam ainda que o SPFC se transformou em uma vitrine para jogadores sem nome, ou em baixa? Tornou-se um balcão de negócios! O fato de sair um time e meio e chegar outro time e meio por ano, significa ganhos importantes para alguns.

Todos esses jogadores desconhecidos, fracos e inúteis que chegam, serão negociados em breve com clubes do leste europeu ou clubes que possuem financiadores magnatas. Um costume que também temos visto no clube, é a contratação de jogadores experientes em baixa que já tiveram seus bons momentos (processo de requentação para voltarem a ter valor mercado). Nosso clube se tornou um balcão de negócios e abriu mão de trabalhar seriamente para conquistar títulos. O objetivo é faturar dinheiro rápido com a venda de jogadores.

Existem instituições financeiras que lavam dinheiro sujo oriundo de operações suspeitas. Existem clubes de futebol usados para maquiar a imagem de jogadores desconhecidos com a finalidade de terem grife no mercado. Todos saem ganhando com isso. É o mesmo que acontece com a seleção brasileira nos períodos de amistosos inúteis.

Quando o São Paulo consta no currículo de qualquer jogador, qualquer um, é uma garantia de boa venda e bons negócios. Jogadores ganham etiqueta de grife estando no São Paulo Futebol Clube. Dinheiro fácil inescrupuloso para empresários e dirigentes. A quem quiser discordar, peço que veja o elenco que temos. A cada rara contratação importante, chegam seis jogadores desconhecidos. Sim, Luis Fabiano e Ganso são raridades no deserto de boas contratações para calar o torcedor.

Pensamento tipicamente burro dos dirigentes brasileiros que tocam o futebol, principalmente do São Paulo, fazendo esquemas com empresários. A maior força do faturamento de um clube reside no trabalho sério que leva à conquista de títulos. Títulos valorizam a marca, valorizam os jogadores, atraem mais torcedores, aumentam a exposição na mídia, atraem patrocinadores mais fortes. São os títulos que agigantam um clube de futebol.

O que mais intriga é que na era mais amadora e corrupta do futebol, tínhamos o clube mais correto. Hoje, grandes clubes estão seguindo a profissionalização, gestão séria e focada no bem da equipe. O São Paulo está na contra mão por se distanciar disso, da sua história e privilegiar pessoas ao invés do clube. Se o Muricy vier, será o escudo de blindagem da diretoria. Ele é perfeito para eles nesse sentido.

Há explicação convincente e plausível para entender, porque o São Paulo é o clube que pior contrata, mas o que melhor vende. É um negócio e a meta, o lucro a curto prazo. Aos dirigentes atuais pouco importa vencer títulos. Quem não sabe que é impossível vencer títulos fazendo 30 negociações de jogadores por ano? É a coisa mais evidente. Mas no São Paulo futebol é business, e só.

Último ano de gestão em clube lembra um pouco último ano de mandato político?
Ou, Presidente de clube reeleito lembra um pouco político reeleito?
A última gestão de um grupo em clube, lembra um pouco o último mandato dos políticos?
Alguém pode dizer. Ah, mas eles não querem perder a eleição em 2014. Ora, eles já ganharam tudo que podiam nesse período (em todos os sentidos). O que vier a seguir, é lucro.

Aos que ainda admiram o Juvenal por seu extenso vocabulário, ele diria isto:
"Estamos terçando um momento verdugo. Todavia, o horizonte aduz desfastios ao torcedor. O rijo labor compilará alacridades".

Sds.
Peixoto.


Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!.

Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.