por Wender


A melhor forma de avaliar quem foi o melhor da história.

Por wenderpeixoto   23/Abr/2013 02:53 607 68,5% 31,5%


A melhor forma de se comparar épocas atuais com outras é a seguinte tanto para jogadores ou times. O mesmo serve para se comparar desempenhos atuais.

Qual foi o período de dominância daquele jogador ou time na época que existiu? Isso se traduz por títulos e anos de domínio. Raramente pode ocorrer de se ajustar essa avaliação pelo nível dos adversários concorrentes.

Sempre perguntam quem foi mais jogador Pelé ou Maradona. Alguns dizem, mas foi em épocas diferentes. Mas quem dominou por mais tempo e construiu maiores feitos?

O Pelé foi o melhor jogador por vários anos, conquistou duas copas, fez muitos gols. Conquistou mais títulos. Quando jogava na seleção era o melhor. Não havia oscilação.

E o Maradona? Oscilava mais. Não foi o melhor jogador anos e anos seguidos. Tinha picos e vales de desempenho e construiu menos feitos que o Pelé.

Quem foi melhor, Rogério Ceni ou Marcos? Quem foi mais regular no gol? Quem conquistou maiores feitos? Quem conquistou mais títulos? Pelo crivo dos números se determina facilmente quem foi melhor. Não adianta ser espetacular por dois, três anos e depois atuar pateticamente por várias temporadas e sendo até reserva. A média de atuações é o que importa.

Qual foi o melhor time separando épocas? Basta responder qual venceu mais e dominou por mais tempo. Esse Barcelona é melhor time do Barcelona de todos os tempos. O São Paulo do Telê foi o melhor time do São Paulo de todos os tempos. E figura entre os melhores times da história dos clubes brasileiros e mundiais pelo período que dominou o mundo.

O período dominante determina quem foi o melhor. Os números são importantes para limitar a força da opinião para que o gosto pessoal não seja o fator preponderante na avaliação.

O gosto pessoal contamina a pureza da opinião. O resultado é sempre o que mais importa em uma avaliação séria.

Abs.
Peixoto.



Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!.

Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.