por Wender


Por que deveríamos construir um novo estádio?

Por wenderpeixoto   3/Mar/2013 13:04 1729 72,3% 27,7%


A vida útil dessas novas Arenas pré-moldadas tem uma durabilidade bem inferior que a estrutura robusta do Morumbi. Converse com qualquer engenheiro civil e vão entender o que estou dizendo. A manutenção desses novos estádios será muito mais custosa que o Morumbi. Nada menos que R$30 milhões anuais.

Eu não sei se alguém aqui já leu sobre o desgaste precoce do estádio Engenhão. Vocês verão como essas arenas tão pronunciadas estarão após 10 anos. Temos outros exemplos mais recentes como o novo Mineirão e a Arena do Grêmio que já nasceram com sérios problemas.

O fato de termos um estádio clássico é motivo de orgulho para a nossa torcida. O Morumbi é um cartão postal da cidade de São Paulo. Monumento histórico.

É um estádio que impressiona e intimida.

Dizem por aí que o nosso estádio tem um campo neutro pela distância da torcida. Discordo completamente.

O tamanho gigantesco de nosso campo e do nosso estádio intimida os adversários. Eu frequento o Morumbi e todas as vezes que acesso me arrepio, pois passa uma sensação de poder e soberania pelo enorme tamanho e estilo.

Não esqueço quando demoliram o estádio de Wembley. Houve severas críticas por derrubar um estádio com tanta história e bela arquitetura. E não havia necessidade extrema para aquilo.

O modismo leva as pessoas sempre a buscarem o novo. Mas os novos estádios quadrados, chamados de arenas estarão desatualizados em 15 anos. Até porque a dinâmica arquitetônica é constante com o passar dos anos.

Pelo mundo nós vemos o quanto construções antigas são veneradas, vejamos, por exemplo, o Empire States. É um prédio modernizado, mas antigo somente na arquitetura. Todos querem conhecer para visitar e admirar, por ser histórico e bonito.

O nosso estádio tem tanto espaço interno que estão construindo até um verdadeiro shopping center lá dentro. Haverá muitas lojas naquele pavimento do anel inferior. O São Paulo vai faturar muito com os espaços cedidos.

A modernização do Morumbi irá torná-lo o mais completo estádio já visto:

- Estacionamento para 3.000 lugares. Só falta a prefeitura liberar o alvará.

- Hotel de convenções.

- Museu de futebol.

- Shopping center interno no anel inferior com mais de 80 lojas

- Arena para Shows de 25.000 lugares.

- Cobertura para os torcedores.

Com a reforma não teremos um clube arrendado por trinta anos, endividado. Ao custo de 1/4 que todos estão torrando por aí sem tudo que o Morumbi terá.

Muitos afirmam ser um estádio ultrapassado e precisa fazer um novo. Mas se alguém aqui morasse em uma casa antiga em área nobre, venderia para construir em região inferior? Ou derrubaria tudo mesmo tendo uma estrutura bem conservada para fazer outra no mesmo local?

Ou pagaria o custo de 1/4 de uma nova residência para reformar e ter uma verdadeira mansão em área nobre?

Hoje o Morumbi já é o estádio mais ocupado em eventos que não seja futebol. Em finais de semana alguns espaços são cedidos até para realização de festas e convenções quando não há jogo. É o estádio que mais fatura no Brasil, disparado. Após a reforma ampliaremos essa distância ainda mais.

Mas precisa ter paciência. A demora é compreensível, pois não somos o time do governo. Questões políticas sempre surgem nos bastidores para travar o processo. E principalmente estamos reformando a nossa casa com recursos próprios sem fazer loucuras para não deixar o clube pendurado em dívidas por décadas.

Se para reformar já criam tantas polêmicas de liberação dos projetos, imaginem a construção de um novo estádio. Basta olharem para o estádio do Palmeiras e o quanto estão travados por exigências de todos os lados sem nenhum apoio ou simpatia da prefeitura e vizinhança.

O Morumbi é como um Dodge Charger antigo com chassi e estrutura intactos que precisa de uma envenenada, ajuste na suspensão e funilaria. Clássico e elegante com glamour. Mas quando encara um duelo com os outros não come poeira. Prefiro um Dodge Charger do Velozes e Furiosos que um Camaro.

Teremos um estádio Soberano e Magnífico.




Comentários (2)

04/03/2013 22:26:16 wenderPeixoto

Muito obrigado Luciano.

03/03/2013 14:40:33 Luciano01

Ótimo texto, parabéns por ele. A do Dodge Charger foi demais. Só sendo muito corneta e modinha para querer outro estádio a reforma do Morumbi. E ainda se dissem são paulinos. É fodah.

Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.