publicidade

São Paulo muda tática para recuperar Luis Fabiano

Após novo veto, médicos e comissão técnica vão adotar postura mais contida antes da estreia do atacante

Atacante vai seguir em tratamento no Reffis (Foto: Tom Dib)

Após duas tentativas frustradas em ver Luis Fabiano em campo, departamento médico e comissão técnica do São Paulo decidiram mudar a estratégia antes de colocar o atacante em condições de atuar. A ideia inicial era a de que ele trabalhasse a parte física paralelamente às partidas, mas foi abortada.

Agora, depois de ser liberado pelo departamento médico – o que não tem data para acontecer –, Fabuloso primeiro vai aperfeiçoar a parte física com Hamilton Tavares, Riva Carli e Sérgio Rocha para em seguida ficar à disposição de Carpegiani nos treinos táticos. A estratégia, considerada mais ponderada, pode prorrogar a estreia, mas garante um retorno mais seguro.

– A ideia era queimar uma etapa, fazendo assim a parte física e a de jogo em conjunto. Mas ele sentiu dor, o que não é bom, então foi abortado o plano – analisou Riva, ao LANCENET!.

– A preparação física antes é fundamental, porque temos de trabalhar a estrutura muscular do atleta. Não tem como continuar sem ela. Precisa ter começo, meio e fim. Ele ainda está no começo – completou.

O meio, para Riva, é a preparação física. Esta vai dar suporte para o fim, fase em que será liberado para treinar com o grupo e Carpegiani.

Em decorrência das dores na região do joelho, já que se recuperou recentemente de lesão no tendão semitendinoso da coxa direita, Fabuloso tem algumas limitações nos movimentos. Atacante, ele tem dificuldades principalmente nos arranques e certas mudanças de direção. Se não fosse atleta, a limitação seria nula.

– Temos de ver a cada dia como vai reagir. Só assim vamos definir como vai seguir o trabalho. A avaliação é diária, mesmo não sendo uma lesão grave – contou Ricardo Sasaki, fisioterapeuta que tem acompanhado o camisa 9 desde Sevilla (ESP).

O trabalho no Reffis continuará o mesmo e cirurgia não é descartada. Mesmo não sendo grave, o problema é visto como chato. Tudo depende da evolução nos próximos dias e de que aos poucos as dores diminuam. Só depois disso é que vai poder aperfeiçoar a parte física e seguir para o campo. Agora com mais cautela.


Bate-Bola com Riva Carli, preparador físico, exclusivo ao LANCENET!

LANCENET!: Como vai seguir a preparação do Luis Fabiano depois de ser vetado na última quarta-feira?
Riva: Ele não esteve de corpo presente na preparação física. Ele vai dar continuidade dentro do departamento médico, principalmente na fisioterapia. Poderá iniciar e ser planejado, daí vamos fazer um planejamento de maneira evolutiva na preparação física.

LANCENET!: Quando for liberado pelos médicos, como vai funcionar a preparação antes de ir para campo?
Riva: Temos de fazer um planejamento gradativo, ver a evolução de cada dia, no treino, tudo com o departamento médico acompanhando. Vai depender de como o departamento médico colocar nos próximos dias para organizarmos o que será feito. Não podemos fazer nada enquanto ele estiver com dor. Enquanto não tirar a dor, não começa o nosso trabalho. Precisamos do sinal verde.

LANCENET!: Como será a transição?
Riva: Ele está 100% no departamento médico. Depois, vai diminuindo. Fica 30% na musculação, daí passa para 40%, 50% e assim vai aumentando o tempo na preparação física e diminuindo com os médicos. Depois, sai da preparação física e fica com o grupo todo.


Bastidores do veto

Segunda-feira
Após não sentir dores no coletivo, Carpegiani deu o aval para Luis Fabiano conceder entrevista no CT da Barra Funda. A decisão foi conjunta entre médicos, comissão técnica e assessores de imprensa. A ideia era já confirmar
a presença do atacante para que o departamento de marketing também pudesse iniciar suas ações. Houve a possibilidade de prorrogar o anúncio por mais um dia, mas, por Fabuloso estar bem, a ideia foi abortada.

Terça-feira
Foi no fim do treino que Fabuloso voltou a sentir dores. Até então, o jogador vinha bem, sem novos problemas.
O fato foi considerado normal, apesar de o incômodo ter sido relatado como diferente. Em nova reunião, o atacante passou a ser dúvida, fato divulgado prontamente pela assessoria de imprensa do clube. O aviso foi para que a versão da confirmação fosse mudada pelos veículos de imprensa, pensando, assim, nos torcedores. A diretoria também teve participação na decisão.

Quarta-feira
Luis Fabiano acordou bem, com menos dores do que no dia anterior. Mesmo assim, seguiu como dúvida até fazer um teste ainda no CT da Barra Funda. O atacante, segundo Carpegiani, chorou por não poder entrar em campo. Ele não foi com o grupo para o Morumbi. Ficou em casa e acompanhou a partida.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Vitória vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 2

Comentários (29)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.