publicidade

Palmeiras x São Paulo: equilíbrio nos números do Choque-Rei

Texto: Cláudio Nogueira*

Uma rivalidade que ainda não chegou aos 100 anos, como vários dos clássicos cariocas, mas que desde o início é marcada por acusações de traição à pátria, demonstrações de patriotismo, interesses na "casa" do rival e muito, muito futebol da mais alta qualidade. Tudo isso e muito mais têm ajudado a reforçar o apelido de "Choque-Rei" do confronto entre Palmeiras e São Paulo. Neste sábado à noite, a partir das 19h, no Morumbi, as equipes vão escrever novo capítulo da rivalidade surgida em 1930.

No Paulista deste ano, eles se enfrentaram uma vez, com triunfo palmeirense: 3 a 0. Ao longo dos 87 anos de duelos, os números deixam bem claro o equilíbrio entre os rivais. São 107 triunfos são-paulinos, 103 palmeirenses e 102 empates, em 312 jogos. As disputas são parelhas também em outros aspectos, como as finais de campeonato. Em oito decisões do Paulistão, a festa foi verde em 1933 (ainda como Palestra Itália), 1942, 1944, 1950 e 1972. Já os tricolores balançaram suas bandeiras em 1943, 1971 e 1992.

No Brasileiro-1973, a dupla paulista e mais Cruzeiro e Internacional chegaram ao quadrangular decisivo. Na soma de pontos, o Palmeiras foi campeão e o São Paulo, vice. Os rivais lutam também cabeça a cabeça no total de campeonatos estaduais: os palmeirenses com 22, e os são-paulinos com 21. Outra disputa envolve a condição de segunda maior torcida do estado, atrás da do Corinthians; e de terceira do país, superada por rubro-negros e corintianos.

Entretanto, o que deve ter levado Thomaz Mazzoni, da “Gazeta Esportiva”, jornalista italiano radicado na capital paulista, a apelidar este clássico de Choque Rei deve ter sido o componente político e histórico que o cerca. Para entender a questão, basta lembrar que o Palmeiras havia sido fundado pela colônia italiana da capital paulista em 1914, com o nome de Palestra Itália (a palavra palestra em italiano quer dizer ginásio). Já o São Paulo surgiu a partir de 1930, inicialmente como São Paulo da Floresta, por iniciativa de ex-adeptos do Paulistano (daí a cor vermelha do uniforme) e da Associação Atlética das Palmeiras (cujo uniforme era alvinegro). O Paulistano terminara com seu departamento de Futebol, e a A.A. Palmeiras havia sido extinta em 1930.

Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil entrou em conflito com o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), todas as instituições que tivessem em seus nomes referências a algum desses países teriam de mudar suas denominações. Assim, o Germânia virou Pinheiros, e o Palestra Itália de Belo Horizonte, Cruzeiro. Mas e o Palestra Itália de São Paulo? De acordo com o que o goleiro Oberdan Cattani, que atuou no Palmeiras entre as décadas de 30 e 50 contou ao jornal "O Globo" em 2011, o velho Palestra foi duramente perseguido em São Paulo, porque a maioria de seus atletas tinha origem italiana, a ponto de serem chamados de fascistas e traidores. De acordo com alguns historiadores, o tricolor São Paulo, que ainda não era dono do Morumbi, estaria interessado no Parque Antarctica, caso o rival fechasse as portas.

Para se adaptar à nova legislação, o clube italo-paulistano mudou seu nome inicialmente para Palestra São Paulo, o que, porém, não convenceu seus rivais - em especial os do São Paulo, que continuavam a chamá-los de traidores. Assim, não restou outra opção aos antigos palestrinos senão a de uma mudança radical para a denominação Palmeiras.

Em meio à crise, um personagem que acabou apoiando os palmeirenses pode ser uma das explicações para a permanente amizade entre o clube verde da capital paulista e o Vasco. Na ocasião, foi transferido do Rio pelo Exército o oficial sergipano Adalberto Mendes, que havia sido dirigente vascaíno. Em São Paulo, fez amizade com torcedores palestrinos e chegou a ser um dos vice-presidentes do clube.

Pressionados, conselheiros do então Palestra se reuniram a 14 de setembro de 1942, para decidir qual nome adotar e o que fazer antes do jogo do domingo seguinte com o São Paulo. Se ganhassem, seriam campeões paulistas por antecipação. Como nem mesmo a adoção do nome Palestra São Paulo serviu para acalmar o São Paulo e a opinião pública, optaram por Palmeiras. Mudaram também as cores do uniforme, que até então era verde, branco e vermelho. O vermelho foi retirado e o clube passou a ser alviverde.

Tais mudanças ocorreram com o Paulistão de 1942 em andamento. No dia 20 de setembro, no Pacaembu, o antigo Palestra, agora Palmeiras, iria se defrontar com o São Paulo. O time que vencesse, seria campeão. Havia ficado resolvido entre os atletas que eles entrariam em campo com a bandeira do Brasil, para mostrar que, mesmo filhos de italianos, eram brasileiros. Naquela primeira partida sob a nova denominação, a equipe ganhou por 3 a 1, e aos 20 minutos do segundo tempo, houve um pênalti a favor dos palmeirenses, mas os são-paulinos abandonaram o campo. Pelo Palmeiras, marcaram: Cláudio, Del Nero e Echevarrieta. Waldemar de Brito descontou.

A entrada da equipe alviverde em campo, com a bandeira nacional, tendo o capitão Mendes fardado à frente, ficou conhecida na história como "Arrancada Heroica". Mas todos os desentendimentos ocorridos na década de 40 deram uma origem a uma rivalidade que dura até hoje, de modo que muitos palmeirenses têm os corintianos como adversários, mas os são-paulinos como inimigos.



* Cláudio Nogueira é jornalista do SporTV e autor dos livros "Futebol Brasil Memória - De Oscar Cox a Leônidas da Silva", "Os dez mais do Vasco da Gama" e "Vamos todos cantar de coração: os 100 anos do futebol no Vasco da Gama" (e-book)

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 1

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.