publicidade

São Paulo "sofre melhor" e expõe fragilidade do elenco em vitória para a cabeça

Longe de encantar, equipe resiste à pressão territorial do Avaí, criada por ausência de Thiago Mendes, e dá primeiro passo para retomar conceitos de Rogério Ceni. Confiança é o mais importante agora

Normalmente, um time de futebol precisa executar suas ideias e treinos para vencer jogos. O São Paulo está naquele incômodo momento em que a pirâmide se inverte. É preciso vencer para conseguir fazer o resto. Por isso, apesar da atuação irregular, o principal objetivo foi alcançado nos 2x0 sobre o Avaí, na noite da última segunda-feira, no Morumbi.

O mundo fala cada vez mais da influência da mente no desempenho no futebol. O craque Xabi Alonso, antes de se aposentar, atribuiu a isso a incrível virada do Barcelona sobre o PSG na Liga dos Campeões. O técnico Juan Carlos Osorio também.

A sequência de eliminações tirou dos jogadores do São Paulo a resistência a qualquer erro. O medo de perder vinha superando o ímpeto pela vitória. Nesse contexto, o primeiro triunfo no Brasileirão foi importante. A equipe foi pressionada, esteve em apuros, errou muito, mas não sofreu gols.



É verdade que o Avaí é fraco, mas equipes igualmente desprovidas de talento fizeram gols facilmente no Tricolor-2017: Defensa y Justicia, Mirassol, São Bento, e por aí vai.

A outra razão dos sustos foram os 29 minutos entre a primeira e a última substituição de Rogério Ceni. Thiago Mendes saiu lesionado. Entrou Thomaz. Tentativa válida na teoria, mas ineficaz na prática. O São Paulo perdeu compactação, recomposição, combatividade e, consequentemente, a posse de bola.


Na área demarcada, sem Thiago Mendes, São Paulo não viu a bola até que João Schmidt entrasse para recompor o setor (Foto: GloboEsporte.com)

Só recuperou quando João Schmidt substituiu Cueva, a 10 minutos do fim. Poderia ter sido antes. Daí para frente, Pratto teve uma chance de gol, e Luiz Araújo, duas. Em uma delas, fez o gol que aliviou completamente a equipe.

O atacante, aliás, é exemplo perfeito de como a cabeça interfere: confiante, ele dribla, chuta de longe, entra na área, e costuma acertar, mesmo tomando a decisão errada, ainda um obstáculo rotineiro para que sua carreira deslanche.

Tanto a vitória era mais importante que no segundo tempo o São Paulo desistiu de sair jogando com bola no chão, uma das premissas mais radicais de Ceni. Nos tiros de meta de Renan Ribeiro, todo o time avançava, não ficava ninguém para iniciar a construção.

Sábia decisão, já que na etapa inicial o Avaí pressionou e conseguiu a bola, principalmente quando a saída tinha que passar por Lugano.

O uruguaio, capitão, líder, de importante colaboração humana num time muito teórico, teve boa atuação, mas não é um "zagueiro-armador". O São Paulo, portanto, deve considerar isso.

Rodrigo Caio, por outro lado, consegue gerar superioridade no meio-campo quando sai e participa da armação (no vídeo acima, a troca de passes com sua participação termina no perigoso chute de Pratto). Fornece espaços para contra-ataques? Sim, e o antídoto é pressionar no campo de ataque, como fez Thiago Mendes.

A lesão do volante, aliás, mostra a fragilidade do elenco. Thomaz é meia. João Schmidt sairá em um mês. Wesley e Araruna estão machucados. O São Paulo precisa reforçar o setor mais importante de uma equipe de futebol, ainda mais que se propõe a jogar como a de Ceni.

Marcinho se mostrou inteligente enquanto teve boa condição física, a exemplo do que havia feito na estreia contra o Cruzeiro. Luiz Araújo voltou a fazer gol depois de dois meses e meio. Cueva, não se sabe se por falta de confiança ou excesso de zelo com as chuteiras, está sem força nos passes.

Jucilei, Cícero e Pratto foram os melhores. O São Paulo precisa jogar mais, mas, antes disso, precisava voltar a vencer.

VEJA TAMBÉM
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 23 4

Comentários (16)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade