A verdade é que o Dorival vai ter uma baita dor de cabeça pra escalar esse time pra final com todos disponíveis. Dorival pode ter achado, no último jogo, o time ideal para o Lucas brilhar e ao mesmo tempo ter um sistema defensivo muito consistente. Maia e Alisson marcando pelo meio, Nestor e Rato voltando pra marcar pelos lados e Lucas e Calleri sem tantas responsabilidades sem a bola. Perfeito. Mas, nesse esquema, onde entraria o James? Pelos lados? Esquece, não tem capacidade física de fazer a recomposição defensiva que Rato e Nestor fizeram. No meio? Seria o ideal, mas ali já tem o Lucas. E o mesmo vale para o Luciano, nesse esquema, onde entraria?
Dorival pode mudar o esquema e tentar encaixar todo mundo, mas eu duvido muito que faça isso, até porque o sistema defensivo ficaria MUITO prejudicado.
Jason_SanPablo
Na verdade, não é um 4-4-2, é um 4-2-3-1... basta observar a escalação utilizada contra o Corinthians, onde o Lucas jogou na meia (posição do Luciano):
Só deixávamos o Lucas e Calleri em linha na hora da saída de bola do adversário, para pressioná-los, de resto, o Lucas ficou na meia e vinha buscar mais o jogo, enquanto o Calleri ficava na frente.
O Dorival costumava utilizar um esquema mais ofensivo quando estava no Flamengo ano passado, era um 4-1-3-2, com a dupla de ataque sendo o Gabriel e o Pedro.
Com a chegada do James, fica a dúvida de quem será o meia... Luciano tem sido importante, mas o James chega pra ser titular, estando 100% fisicamente.
Claro que o Dorival não vai abrir mão do 4-2-3-1 agora, mas seria interessante ver um esquema 4-1-3-2 com o James na meia, Lucas do lado direito, Nestor na esquerda e o Luciano fazendo dupla de ataque com o Calleri.
Acho pouco provável, mas é uma ideia de time ao enfrentar um adversário na nossa casa que venha mais fechado.
Esquema com pontas NÃO
Time funciona no 4-4-2, que continue assim
Salve Torcida Tricolor!
Entendo que a escalação do James como titular passa pela condição física dele. Caso ele esteja bem fisicamente, é titular absoluto.
Não acredito que o Dorival vai mudar muito o time, até pela coerência que ele tem no trabalho. Dessa forma, o time titular deve ser:
Rafael
Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio
Maia, Allisson, Lucas e James
Luciano e Calleri
Pra mim, o James joga na mesma função que o Nestor. Então, é ele quem deve perder a vaga.
Já no caso do Lucas, o Dorival tem duas opções: usar ele aberto na ponta na vaga do Rato ou na vaga do Luciano como foi contra o Corinthians.
O jogo é daqui a um mês, mas tenho a impressão que o Dorival ficou impressionado com a atuação do Lucas jogando mais na faixa central e eventualmente caindo pela direita. E ali é onde joga o Luciano.
E com todo respeito ao camisa 10, não há comparação entre o dois.
Inclusive acho que o Dorival pode manter o Rato na direita, pois ele volta pra marcar e talvez coloque o James no lugar do Nestor. De resto, o mesmo time
Pra mim é quase essa escalação mesmo. com a diferença de deixar o Nestor como opção para o Segundo tempo, entraria Luciano ou Gabriel Neves...por ser fraco fisicamente o Nestor pouca acrescenta em combatividade, mas pode dar agilidade em um segundo tempo com o Flamengo mais desgastado.
Daqui a 1 mês o VARMENGO, já vai estar com outro treinador, Sampaoli, cai nas próximas 2 semanas, o time deles vai estar sem técnico e com jogadores de panelinha. Estão brigando entre eles. Essa COPA do BRASIL é nossa, depois vamos pra cima na Sulamericana e no Brasileiro fica onde der ,entre o 2º e o 15º
Acho q botar o James pode sobrecarregar a marcação em outros jogadores, ainda mais só tendo o Pablo Maia ali de característica mais defensiva msm. Mas a escalação é boa, só tentaria encaixar o Gabriel Neves por essa questão q falei
E ainda tem o Caio Paulista que deve se recuperar e estar a disposição.
Quando vc começa a ter dúvidas nas escalações é por que o seu time está com mais opções no elenco e melhorou.
Hoje o São Paulo tem no mínimo uns 17 ou 18 jogadores que podem ser titulares e manter a qualidade seja qual for a escalaçao.
Mas o mais importante é que o São Paulo tem um ótimo padrão e taticamente é o melhor time do futebol brasileiro e talvez da América.
O São Paulo de Dorival é muito bem distribuído em campo, não deixa buracos e espaços, morde o tempo todo, faz blitz quando precisa do resultado, sabe cadenciar é aumentar o ritmo conforme a necessidade.
Quando um time chega a esse estágio e tendo bons jogadores com 1 ou 2 diferenciados (Lucas, James Rodríguez, Arboleda e Beraldo) o título ou títulos é consequência natural.
Estamos no caminho certo, temos totais condições de ganhar a CB e talvez a Sulamericana também.
James, Lucas, Luciano e Calleri, quem diria que teríamos um ataque assim hein.