publicidade

Se não temos competência, copiemos na cara dura quem sabe fazer.

O SPFC não assusta mais ninguém, qualquer time que enfrenta o SPFC de qualquer divisão sabe como vencer e só perdem ou empatam quando acham que está tudo resolvido e abrem mão de atacar como aconteceu com Grêmio e Botafogo.

O pior está por vir. Sim.

Começaremos o turno contra o Cruzeiro que vem não tem inspiração pra mais nada no campeonato, estão em recuperação financeira por conta da aventura Alexandre Mattos e tudo que investem hoje é pra se fortalecerem e firmarem taticamente com Mano Menezes (que eu particularmente não gosto) mas é um cara que sabe implantar um futebol característico pra cada time que dirige, e é nele que eu começo a análise para se copiar.

Cruzeiro/Mano Menezes - Repetindo, como técnico no dia-a-dia e como estrategista acho MM um bosta, arrogante, apita o jogo inteiro, mas é um dos poucos técnicos que sabe montar um depto de futebol desde que tenha carta branca pra isso, Mano Menezes normalmente vem acompanhado de profissionais que gostam de implantar sistema de scout, tem contato com todo tipo de empresário alguns de carreira duvidosa e se beneficia disso financeiramente, mas é um técnico que quando passa sabe deixar um legado como fez com o Corinthians, que teve no Tite o topo da evolução de depto. mas tudo começou com o Mano, que seria o técnico do SPFC ainda com o Gustavo na diretoria mas esse optou pelo Cruzeiro pela indefinição do Leco/Bauza.

Grêmio/Espinosa/Renato Gaúcho. A história do Grêmio e SPFC é mais parecida do que imaginamos, digo na estrutura do clube. Para quem não sabe o novo estatuto teve muito da ajuda do Grêmio, hoje o clube mais avançado tecnologicamente na formação administrativa e do depto de futebol. O Grêmio foi o primeiro clube a utilizar o sistema SAP, já alguns anos o SPFC começou a implantar o mesmo sistema esse ano. Esse programa integra todos que já existem de avaliação técnica ou tática e alimenta o depto de futebol do mesmo jeito que hoje se vê em Corinthians, Palmeiras e Cruzeiro, outro avanço que podemos nos aproximar do Grêmio é o fato de trabalhar a base de maneira profissional, tanto que trouxemos de lá profissionais pra nossa base só que o uso da base do Grêmio ainda oscila pois como nós eles não sabem se formam pra vender ou pra usar e ficam no meio termo. Tecnicamente o Grêmio tem na figura do Espinoza o cara que era um bom técnico (foi campeão do mundo com o Grêmio) mas entrou em decadência pela idade e preferiu ir para os bastidores. Espinoza se preparou e gerencia tecnicamente o depto de futebol com auxilio da tecnologia e seu conhecimento. Por ser parceiro do Renato Gaúcho sua parceria é algo que tem de se copiar pois o Renato além de Gremista, sabe todas as pilantragens dos atletas porque simplesmente foi ele quem inventou a maioria delas. Renato Gaúcho não é enganado por boleiro ele bota banca pra quem se cresce e vomita título mundial se esse não acreditar, além de bom técnico é um cara que gosta de futebol.

Atlético/PR - Petrália/Paulo Autuori. O clube mais bem administrado do Brasil tem no seu presidente/dono alguém que leva o clube a mão de ferro, responsável por criar um clube a partir do nada e transformá-lo em campeão brasileiro o credenciou a ter esse título, tem pra mim o estádio mais moderno do Brasil e já era assim antes da copa e investiu milhões no CT do Caju um local integrado com base e profissional, mas por ter um temperamento maluco nunca conseguiu fazer desse CT algo que imaginou, comparando, algo parecido o que achava o JJ que a estrutura iria sozinha e por conta de máquinas faria de Cotia o maior poder do futebol brasileiro, não deu certo mesmo revelando ótimos jogadores o Atlético/PR precisou cair e se enrolar com trocas de técnico etc., mas isso durou até o ano passado quando conseguiu reestruturar o CT do Caju implementando a filosofia de treinamento igual do profissional, jogador da base almoça com jogador profissional, investe na formação de técnico dentro do CT, além da sua coragem de peitar CBF, Globo, Fifa, governo etc. o que faz dele um cara de coragem (algo que não existe em ninguém no SPFC)
Petrália encontrou no Paulo Autuori primeiro o técnico/Manager, mas depois vendo que seu temperamento queimaria mais um profissional transformou Autuori num coordenador geral de todo futebol do clube e esse implementa um gerenciamento que não existe no Brasil e isso era pra ser aplicado no SPFC, qdo esse deixou o Atlético/PR por ter tido mais uma desavença com o Petrália (que é muito complicada) mas retornou ao clube e o Atlético/PR volta a crescer.

Santos/Serginho Chulapa/Base. O que o Santos sabe fazer muito bem é a integração de base para o profissional, o que começou profissionalmente com um desespero (2002) virou referência e é seguida até hoje. Serginho Chulapa é ídolo de Santos e SPFC (e meu) é muito mais que um diretor ou um coordenador, Serginho Chulapa sobe os morros de Santos conversar com os pais das jovens revelações do clube. O cara simplesmente quer saber das necessidades da família antes de dar um caminhão de dinheiro pro moleque/empresário e sua história de atleta e reconhecimento dão ao jovem o espírito santista, algo que hoje temos na base mas sem saber fazer essa integração e Serginho Chulapa cuida dessa transição que é automática no Santos.

Corinthians. É o clube que até tentou mas entendeu que mudar a filosofia de trabalho é um tiro no pé. Ao contrário do JJ que quis ser o dono da razão e com isso ao invés de investir no Muricy para mudar de patamar preferiu começar do zero partindo da estrutura técnica e não das pessoas e parou no tempo. O Corinthians teve que na marra sair do amadorismo para o profissionalismo, primeiro com o Mano Menezes copiou a ciência que já fazia parte da vida do SPFC pra eles e depois, com o auxilio do Ronaldo Gordo, trouxe toda tecnologia do Real Madri pra Itaquera e de lá montou todo o sistema que só evolui, pra vcs terem uma ideia, o jornalista Gabriel Fulham do SPFC Digital especialista em base, disse hoje que o sistema de scout do SPFC está pelo menos 20 anos defasado ao do Corinthians e disse mais o sistema que existe na base de Cotia é 10 vezes mais avançado que o da Barra Funda, isso prova que além de incompetente o SPFC está perdido. O time do Corinthians não vai mais precisa ser adaptada com muito cuidado.

O Palmeiras por mais que investiu muito na profissionalização do seu depto de futebol e já teve resultado ano passado, não são referência ainda nesse trabalho pois esse ano desmontaram todo o depto e seus profissionais (o fisiologista que veio para o SPFC é um deles) e seu técnico Cuca é ótimo técnico mas não muito aberto a novas ideias científicas e ainda preso em superstição e a filosofia do Alexandre Mattos em gastar como se não houvesse amanhã impede qualquer desenvolvimento a longo prazo, personificação de gestão só funciona quando o clube tem dono como o Atlético/PR (mesmo de maneira velada) em times com politicagem e amadora como o Palmeiras isso tende a acabar quando o profissional sair de lá, e isso já conhecemos bem.

Enfim amigos, email longo, mas que precisa ser entendido como boia de salvação, pois pode ser utilizado de várias formas, a curto, médio e longo prazo, a curto prazo de cara imitaria o Atlético/PR ou Grêmio trazendo um coordenador de futebol da bola como Espinoza e Autuori pra ser o "dono" do depto de futebol em base técnica, depois se conseguir não cair, copiar as demais estruturas e adaptar a nossa realidade.

Na boa, não tenho esperança nenhuma disso mas nossa contribuição só pode ser assim

Abs
Avalie: 14 2

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias