publicidade

O clubes brasileiros deveriam ser privatizados? Pode ser a solução

Antes de ser atacada. Eu devo dizer que sei como vocês torcedores se relacionam com os clubes, e como se sentem donos dos clubes e que jamais aceitariam que seus clubes de coração fossem privatizados... Mas devem tomar cuidado ao pensar a respeito disso... Pois a privatização dos clubes pode ser a solução para os problemas financeiros do futebol Brasileiro...

Lendo um pouco a respeito do tema, percebi que a privatização não é a limitação do acesso do torcedor ao clube e sim o contrário...

Vamos analisar juntos um pouco sobre isso...

Quais os principais fatores que envolvem a privatização dos clubes?


Administração financeira

-Hoje, os dirigentes, muitas vezes ex jogadores sem nenhum preparo assumem a presidência do clube ou por ter mais "simpatizantes" entre os sócios ou por ser ídolo de torcida. E como ele quer agradar a massa protestante ele administra de maneira irresponsável as finanças dos clubes cometendo erros como:
Aumento das dívidas
Adiantamento de Cotas
Atrasos salariais
Contratações por impulso
Má exploração da marca

entre outras coisas e quando ele sai finalmente da presidência o clube fica como está...
Isso foi bem resumido para não entediar demais...

Porém quais os benefícios que a privatização traria para os clubes e o futebol nacional?

A MLS é um grande exemplo de benefício... O principal deles é a eficiência administrativa. Pensem de maneira lógica. Um dono de clube tem que responder patrimonialmente pela administração do clube...

Se um clube tem dono e é mal administrado o dono do clube estará tomando prejuízo. E isso jamais seria aceitável no mundo dos negócios... Quando o clube tem um dono ele contrata dirigentes assalariados que estarão lá pelo único objetivo de fazer o clube funcionar corretamente sem extrapolações vaidosas.

Um presidente contratado é muito mais eficiente que um presidente eleito.

Criação de uma Liga com Regras e Normas próprias.

A partir do momento em que os Clubes estão organizados ou ao menos dispostos a isso. Devesse criar uma liga. Esta liga é importante para que os clubes não fiquem refém de ninguém, por exemplo "UMA REDE DE TV". A liga é importante por que através dela seriam negociados direitos de TV de maneira justa para todos e não "só para dois".

Hoje vemos no Brasil um total favorecimento da tv para dois clubes. Prejudicando os demais... A TV por ter exclusividade sobre todos os jogos opta por passar apenas jogos de dois clubes. E causando muitos problemas para os demais:

Entre estes problemas estão

Queda no crescimento da torcida(torcida = mercado)
Dificuldade de conseguir patrocinadores
Espanholização do futebol(só dois clubes crescem)
Desvalorização da marca e tudo o que a envolve e depende dela.

Eu particularmente acho mais justo e vantajoso vender os direitos dos jogos para diversas emissoras. Proibindo transmissões de jogos da mesma equipe simultaneamente.


Investimento na infraestrutura e evolução da mentalidade do torcedor

O Clube que tem dono vai frequentemente investir em seu patrimônio. Lembrando que mais uma vez, não estou falando de jogadores.

Estou falando do patrimônio tal como estádios, centros de treinamentos e entidades associadas a marca do clube e que possuem o mesmo dono.

Vemos frequentemente estádios ultra modernos sendo inaugurados para clubes particulares do mundo.

Exemplo:

[img>http://maximoavance.com/wp-content/uploads/2010/08/Estadio-omnilife.jpg[/img>

Estadio omnilife do Chivas de Guadalajara do México


Sim o Chivas, possui a maior torcida do México e é um clube particular, tal como a grande maioria dos clubes do norte da América.... Isso diminuiu a paixão da torcida ? Não, muito pelo contrário.


Patrocínio e Contratações.

Vou citar mais uma vez a MLS como melhor exemplo. Na MLS, as contratações de estrelas não são feitas pelos clubes. É feita pela associação dos donos dos clubes, ou seja, a própria MLS. Eles contratam em conjunto os Atletas de alto renome e qualidade mundial e distribuem igualitariamente para todos os clubes. Fazendo assim os clubes estarem sempre em equilíbrio e terem iguais condições de ganhar títulos.(Sem ajuda do STJD,Globo e CBF). Os jogadores são empregados da Liga, se ele não respeitar ele é demitido.

E quanto aos patrocinadores... A privatização e a criação de uma liga traria o beneficio da organização, redução e depois fim das dividas,também o fim das administrações incompetentes, carência de bons jogadores muito reduzida e principalmente GERAÇÃO DE RECEITAS

Hoje não conseguimos patrocínio não tanto por não haver mercado e sim mais porque as empresas não querem associar suas marcas a entidades inescrupulosas como os clubes Brasileiros...

Clubes que tem a cultura de querer agradar sua torcida(em especial facções organizadas) para eleger e reeleger presidentes. E para isso eles fazem loucuras financeiras sem lógica e consequências...

Bom espero que eu tenha conseguido passar uma vaga ideia da minha analise



Avalie: 81 24

Comentários (72)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias