Dilema no ataque e resposta à alguns torcedores - SPFC.Net

Logotipo

Instagram
17/08/2017 - 18:24 | Visualizada 7289 vezes |

Comunidade: Análise geral do São Paulo Futebol Clube

Dilema no ataque e resposta à alguns torcedores

Postado por: gorila

Nos últimos dias vimos um esforço muito grande por parte de alguns torcedores em pedir que o Lucas Pratto seja reserva. Até aí tudo bem, porém o motivo deste pedido é que ele seria "ruim" demais e que estaria afundando a equipe. Para seu lugar, pediram o Gilberto, que vem entrando bem nas ultimas partidas.

Pois bem, é um erro enorme dizer que o Pratto é ruim. E eu explico o porque, para quem não está conseguindo enxergar como o futebol funciona.

Temos dois centroavantes, Lucas Pratto e Gilberto. São jogadores com características totalmente diferentes. Querer comparar os dois, é outro erro que está sendo constantemente, quando dizem que "Gilberto é melhor que o Pratto". Tecnicamente, isso não procede.

Lucas Pratto é um jogador de área, famoso "banheira", não tem velocidade. Ele não tem características para voltar e buscar a bola, como vemos no esquema atual do São Paulo. Ele é um jogador que precisa ser servido para marcar. Esta função de servir, ou é por meio de cruzamentos dos laterais, ou passes do meio campo. O que vemos nos jogos é exatamente ao contrário. Os laterais dificilmente cruzam ou chegam à linha de fundo. Nas raras vezes que chegam, cruzam errado ou tocam para trás. Os meias também ficam sem o que fazer com a bola, pois como o Pratto sai da área toda hora, o meia fica sem referência para fazer um passe pois justamente o Pratto que saiu da área não tem velocidade suficiente para voltar e receber um passe de uma jogada que ele mesmo começou na intermediária. Quem viu o Muricy ter sucesso com o Washington de centroavante, em duas ocasiões, no São Paulo e no Fluminense, sabe como tem que ser o esquema com um atacante banheira. É cruzamento e passe na área a quase toda jogada, e o atacante nem sai da área.

Já o Gilberto está se saindo melhor porque ele se encaixa melhor no esquema. Ele já tem mais velocidade, ele já consegue fazer jogadas fora da área. Contra o Cruzeiro ele começou a jogada do penalti. O Pratto já não consegue ter aquele arranque. Mas se colocar o Gilberto em um time onde há características de cruzamento, ele já não se sairia bem.

Um time tem que jogar em função do atacante que tem. Se você tem um atacante que tem característica um bom cabeceio e joga com laterais que não cruzam ou chegam a linha de fundo, você acaba anulando seu atacante, e não aproveita a melhor característica dele.

No momento nossos laterais não tem esta características, precisaria trocar os laterais para que se mudasse o esquema.

No esquema atual o Gilberto é favorecido, e seu desempenho acaba sendo melhor. Mas dizer que o Lucas Pratto é ruim e não serve para o São Paulo é um erro enorme, vai acabar prejudicando o jogador e perderemos um bom jogador.

O problema é que o planejamento foi feito de qualquer jeito, foram trazendo jogadores com características que não se complementam, jogadores lentos misturado com rápidos.

Percebam que quando um time está bem encaixado, todos os jogadores se destacam, e quando o time está desencaixado, apenas um ou outro aparecem, que é o caso do Hernanes que vem salvando a pátria. Quando ele não jogar bem, o time vai capengar para fazer gols.

É preciso trazer jogadores que se complementam.





Atenção ! Para comentar você deverá fazer parte desta comunidade